Evento iniciou nesta quinta-feira e segue até sábado, em Santa Cruz
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) está de portas abertas para a comunidade, promovendo mais uma edição do Mundo Senai. O evento é uma oportunidade para os jovens, estudantes da rede pública e privada de ensino, conhecerem as possibilidades do mundo do trabalho, através da formação técnica que o Senai oferta.
A programação iniciou nesta quinta-feira (26), e segue até este sábado (28), em todos os estados do país. Segundo o diretor de operações do Senai Santa Cruz, Daniel Machado, a ideia do evento é despertar nos estudantes o interesse e curiosidade dos possíveis caminhos de futuro profissionais.
“Queremos demonstrar para a comunidade que é possível construir carreiras através da formação técnica. Esta é uma demanda que o mercado requer. O diferencial de conhecimento a partir da formação que o curso técnico dá, pela rapidez e pela condição de garantir um desenvolvimento de carreira mais facilitado”, explicou
Laboratório de Indústria 4.0 em Robótica
No Laboratório de Indústria 4.0 em Robótica é realizado um processo de manufatura onde a é possível realizar a montagem de um produto de forma otimizada, em função das necessidades de um cliente. No estudo, o objetivo do processo é montar uma caixa, com a cor escolhida em cada uma das laterais, de forma independente.
No curso, os alunos desenvolvem a programação do robô, toda a parte de acionamento de esteira, de válvula e de atuadores, para que o negócio funcione de forma sincronizada.
Oficina de Usinagem 3D e confecção de peças em tornearia CNC e Centro de Usinagem
Na Oficina de Usinagem, o aluno aprende a dar forma a materiais, como alumínio, aço e latão. Os estudantes modelam um desenho do software no computador, onde gera um programa que lança o modelo para a máquina, que trabalha em cima dos materiais e resulta no formato escolhido.
Senai-RS
Desde 1942, o Senai-RS tem como objetivo promover o desenvolvimento e o aprimoramento da Indústria, atuando em duas áreas complementares: educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos.
A educação profissional, direcionada a jovens e adultos que desejam a profissionalização ou a atualização no mercado de trabalho, permite o aperfeiçoamento de competências. O aprendizado é feito de forma integrada com o mercado de trabalho, acompanhando as novidades da ciência e aproveitando os conhecimentos e aplicações da tecnologia. Já as atividades de serviços tecnológicos priorizam o acesso e o desenvolvimento das empresas, contribuindo para a inovação de produtos e processos.