Proposta terá destaque para a vida comunitária e para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Santa Cruz
Durante o encerramento da 38ª Oktoberfest, na noite deste domingo (22), em Santa Cruz do Sul, a Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul anunciaram o tema e a data da próxima Festa da Alegria. A 39ª Oktoberfest vai ocorrer 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro de 2024, com o tema Celebrando a Imigração Alemã, uma homenagem ao Bicentenário da Colonização Alemã no Rio Grande do Sul e aos 175 anos em Santa Cruz do Sul.
Leia mais: Oktoberfest já tem data marcada para ocorrer em 2024
Em 25 de julho de 1824, os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Rio Grande do Sul, mais precisamente a São Leopoldo, razão pela qual se comemora o Bicentenário, em 2024. Já em Santa Cruz do Sul, os alemães chegaram em 19 de dezembro de 1849, há 175 anos.
Conforme os professores Nestor Raschen e Martin Goldmeyer, que foram responsáveis pela contextualização do tema da Imigração, celebrar e comemorar estas datas significativas é o propósito da 39ª Oktoberfest, lembrando as tradições e homenageando o legado histórico-cultural presente até os dias atuais. “Na 39ª Oktoberfest, queremos celebrar o legado dos imigrantes alemães, sua cultura e história e buscar inspiração para continuar a construir um lugar bom de se viver e conviver”, destacam.
Na proposta do tema da Oktoberfest 2024, destaque para a vida comunitária – que inspira a festa até hoje – fundamental para que os imigrantes pudessem prosperar na nova terra, preservar as tradições e ajudar uns aos outros nos momentos mais difíceis. “Criaram as comunidades religiosas, fundaram escolas e sociedades de canto, de bolão e tiro ao alvo que muitas seguem atuantes até os dias de hoje. Estes momentos de lazer e integração eram sinônimos de alegria e preservação dos costumes trazidos na bagagem, uma forma de acalentar os corações, cheios de saudades da pátria-mãe”, completam.
O tema da 39ª Oktoberfest também busca destacar que o desenvolvimento econômico, social e cultural de Santa Cruz do Sul e região deve-se ao trinômio: trabalho, cooperação e fé. “Dedicar-se ao cultivo da terra, ajudar as famílias no plantio e nas colheitas, em forma de mutirão, e erguer igrejas e escolas fez com que a nova terra se tornasse um lugar acolhedor e com perspectivas de um futuro melhor”, enfatizam os professores.
Notícias relacionadas
Pesquisa expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil
Para supervisora do Dieese, ainda é longo o caminho para diminuir desigualdades
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado