Conferência Municipal ocorreu na antiga Estação Férrea e debateu tema Democracia e Direito à Cultura
Santa Cruz do Sul realizou nesta quinta-feira, dia 19, a sua V Conferência Municipal de Cultura, etapa que antecede o evento em nível nacional e que através da participação social objetiva construir uma política efetiva, democrática e descentralizadora para o setor. O encontro teve como palco a antiga Estação Férrea, uma das construções mais representativas da história da cidade, hoje transformada em Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz.
A abertura da conferência, que nesta edição tem como tema central Democracia e Direito à Cultura, ocorreu com sarau poético a cargo da professora Lígia Hertzer, escolhida a personalidade incentivadora da leitura na última edição da Feira do Livro, e também do músico Gláucio dos Santos Brum. Na plateia estavam representantes do Conselho Municipal de Cultura e também da prefeitura, ambas entidades realizadoras do evento, além de autoridades e público em geral.
Primeiro a se pronunciar, o presidente do CMC, Jacson Franco, definiu a conferência como uma oportunidade que a comunidade tem de pensar políticas para o futuro que vão muito além do âmbito municipal. Já o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, afirmou que a realização do evento é um marco histórico para Santa Cruz do Sul e que a cidade vive um bom momento cultural.
Em sua fala, a prefeita Helena Hermany chamou a atenção para o aspecto da democratização e afirmou que seu governo trabalha para dar a cultura o valor que ela merece. “A cultura já foi compreendida como algo muito elitizado, feito para poucas pessoas. Sempre desejei contribuir para que a cultura fosse levada a todos os lugares e hoje é muito bom ver as manifestações ganhando espaços nas ruas, nos mercados, nas escolas e por toda parte”, comemorou.
A parte da manhã foi reservada para o compartilhamento de informações acerca do atual momento da cultura no município e também para a abordagem da temática central. Já o turno da tarde foi dedicado à apresentação e discussão dos eixos temáticos, elaboração de propostas para serem encaminhadas ao Estado e à União e eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual.
Notícias relacionadas

Veja o que o Censo do IBGE retrata sobre arborização e infraestrutura urbana em municípios da região
Dados de Santa Cruz, Vera Cruz e Rio Pardo revelam bons índices de infraestrutura urbana, mas mobilidade sustentável segue em segundo plano

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola