Foram encontradas 314 larvas
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul recebeu nesta quinta-feira (20), da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, o resultado do Levantamento de Índice Rápido (Lira), realizado no período de 3 a 12 de abril. A Vigilância Epidemiológica efetuou coletas por amostragem de estabelecimentos. O trabalho apontou para a existência de um foco com seis larvas no bairro Santa Vitória, onde até então nada havia sido encontrado. Nos demais bairros da cidade não foram encontradas larvas do mosquito, com exceção do bairro Schultz.
Nesse bairro, onde o índice de infestação é alto, o levantamento não foi realizado por amostragem. Todas as residências, no total de 1090, foram visitadas no período da pesquisa. Ainda restam alguns imóveis fechados, cujos proprietários não foram encontrados, mas que serão visitados. O resultado aponta para 71 focos do Aedes Aegypti, com um total de 314 larvas.
Dado o resultado do Lira, o trabalho prossegue para livrar de vez Santa Cruz do Sul da ameaça da dengue, zika vírus e chikungunya. Na próxima semana, um grande “faxinão” no bairro Schultz, com parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, vai eliminar possíveis criadouros. Um carro de som vai percorrer as ruas a partir desta sexta-feira conscientizando e mobilizando a comunidade para as ações de prevenção.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado