Projeto de Alberto Heck foi aprovado na sessão desta semana
Na sessão ordinária desta segunda-feira (16), a Câmara de Santa Cruz do Sul aprovou por unanimidade o projeto de lei do vereador Alberto João Heck (PT) que estabelece a denominação de vias, logradouros e bens públicos do Município deverá ter, no mínimo, o percentual de 30% de nome de mulheres. O projeto de lei, depois de sancionado será aplicado às vias, logradouros e bens públicos municipais que ainda não têm denominação. As denominações farão referência a qualquer mulher que viveu no Município de Santa Cruz do Sul, bem como mulheres conhecidas em nível estadual, nacional ou internacional, diz o texto do projeto.
LEIA TAMBÉM: Em passagem por Santa Cruz, Onyx Lorenzoni confirma que será candidato a governador em 2026
Segundo o vereador Alberto Heck, “basta uma rápida observação nas denominações de ruas, avenidas, praças, escolas e outros equipamentos públicos da municipalidade santa-cruzense para observarmos que a identificação por nome de mulheres é mínima, muito longe do percentual geral feminino na população, demonstrando mais uma disparidade, mesmo que em nível simbólico, de honrarias prestadas”. Não é uma defasagem apenas local. Conforme dados do IBGE do ano de 2019, a cada cem logradouros públicos, 47 levam nomes masculinos, 42 têm nomes neutros, como de árvores e datas, e apenas 11 têm nomes femininos.
Alguns poderão considerar pouco importantes a identificação com nomes de mulheres para estes espaços e equipamentos em Santa Cruz do Sul, argumenta Heck. “Mas temos plena convicção que tal procedimento, como já está acontecendo em outros municípios, contribuirá na reversão da invisibilidade histórica das mulheres, não só fazendo justiça a elas, como estimulando o protagonismo feminino em todos os campos da comunidade local e na sociedade brasileira”, destaca Heck.
As meninas e mulheres de todas as idades ao se deparem com denominações femininas pelas ruas, praças, instalações e prédios públicos nos trajetos de seu cotidiano, se sentirão identificadas, incluídas e inspiradas para um ainda maior engajamento comunitário e busca de destaque em todos os campos de atuação, inclusive na política, reiterou Alberto Heck.
Notícias relacionadas
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte