Geral e Cobertura Especial

Com sementes crioulas, agricultora da região propõe reflexões sobre a forma de produção

Publicado em: 15 de outubro de 2023 às 09:50 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 13:54
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Lucia de Oliveira, de Vale Verde, está na Oktoberfest pelo segundo ano consecutivo

    A Oktoberfest deste ano traz uma história inspiradora de uma agricultora da região, Lucia de Oliveira, que está participando do evento pelo segundo ano consecutivo para compartilhar seu trabalho com sementes crioulas e conscientizar sobre a importância de uma produção mais saudável e sustentável.

    LEIA TAMBÉM: Kokedamas: propriedade leva técnica de plantio japonesa para Oktoberfest

    Lucia, que é de Vale Verde, encontrou na agricultura uma forma de superar desafios pessoais e abraçar uma causa maior. “Eu comecei pela necessidade. Eu e meu marido compramos uma chácara em Vale Verde. Ele faleceu e eu não quis me desfazer da chácara. Como ele faleceu, eu fui buscar ajuda para eu produzir. Fui para Emater”, disse.

    Inicialmente, Lucia recebeu um punhado de milho para começar sua produção. Com determinação e apoio, ela tem se dedicado a essa causa nos últimos cinco anos. No ano passado, ela participou de feiras regionais e agora está representando seu município na Oktoberfest pelo segundo ano consecutivo com sementes crioulas.

    Eu tive um sonho de ter minha própria cultura natural. Tem muitas barreiras. Eu acho muito triste pensar pequeno, em comer com veneno. Ao comer o produto natural, a saúde melhora. Esse é o foco que tenho, de continuar produzindo e cuidando da saúde, nem que seja em pequena quantidade. Eu não tenho muita terra”, falou.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O trabalho de Lucia com sementes crioulas destaca a importância de uma produção agrícola mais sustentável, onde a diversidade de sementes e métodos tradicionais são valorizados. Quem desejar conhecer mais sobre o trabalho de Lucia de Oliveira e as sementes crioulas pode visitar o Pavilhão das Agroindústrias na Oktoberfest.