Geral e Cobertura Especial

Feira da Agricultura Familiar é inaugurada oficialmente na 38ª Oktoberfest

Publicado em: 11 de outubro de 2023 às 16:43 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 13:47
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Emily Lara / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Durante o evento, o Queijo de Cerveja, maior novidade do espaço, foi apresentado ao público

    Na tarde desta quarta-feira (11), em programação da 38ª Oktoberfest e Feirasul, houve a inauguração da Feira da Agricultura Familiar, no Parque da Oktoberfest. Nesta edição, a Feira da Agricultura Familiar conta com a participação de 30 agroindústrias comercializando produtos coloniais como cucas, bolachas, conservas, geleias, doce de leite, embutidos, erva-mate, mel, queijos, sucos, entre outros. Além disso, outras 10 agroindústrias são dedicadas à venda de flores e folhagens, artesanato rural e sementes crioulas.

    Leia também: Dia da Maturidade Ativa reúne grupos de diferentes regiões em Santa Cruz

    Para o coordenador da Agricultura Familiar da Oktoberfest, Carlos Corrêa da Rosa, o trabalho passa por muitas mãos. “Temos que agradecer às famílias que empregam todo o seu esforço aqui nas feiras, à organização da festa, nas figuras do Ricardo Bartz, do João Goerck e do Luciano Menezes, que sempre nos deram o suporte necessário para desenvolver o nosso trabalho”, salientou. 

    O presidente da Assemp, Ricardo Bartz, ressaltou que o trabalho visto no Pavilhão da Agricultura Familiar não se faz sozinho. “Pudemos ter novamente aqui uma belíssima estrutura e fazer com que esse pessoal não venha pra cá apenas trabalhar, mas que possa fazer bons negócios e sair com dinheiro no bolso, oferecendo produtos de altíssima qualidade”, comentou Bartz. 

    Claudinei Baldissera, diretor técnico da Emater/RS, também prestigiou o evento. “É um trabalho muito bem feito pelos produtores ao longo de todo o ano e que a gente acompanha de perto. A Emater e outras tantas entidades que trabalham em conjunto para alcançar bons resultados e o êxito nos negócios. Fica o nosso desejo de muito sucesso para essa segunda edição da feira aqui na Oktoberfest”, destacou. 

    O deputado federal Heitor Schuch fez menção ao início duro da agricultura familiar em evento no Rio Grande do Sul. Lembrou da primeira vez em que o setor teve oportunidade de expor seus produtos, na Expointer, em 1999.O crescimento foi na base da teimosia. Às vezes tem que insistir para que as coisas possam efetivamente criar corpo. Vamos respeitar todas as agroindústrias. Aqui tem produtos de qualidade, que dá para vender na Europa, na Ásia e em qualquer lugar do mundo sem passar vergonha”, disse o deputado. 

    O vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, representando o Executivo Municipal, destacou o trabalho realizado pelos produtores, elogiou a variedade e a qualidade dos produtos expostos na Feira da Agricultura Familiar e ainda fez um elogio à imprensa por transmitir às pessoas os acontecimentos da festa. "Essa feira só vai crescer. Gostaria de deixar um desafio também: que façam uma excursão e tragam os nossos produtores do interior, para que venham conhecer este espaço maravilhoso. Podemos juntos, cada vez mais, agregar valor às nossas propriedades", disse 

    O Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Lindomar do Carmo Moraes, mencionou a força do setor no mercdo. “Nós estamos com mais de 20 feiras acontecendo em todo o nosso Estado. É uma demonstração da força que o setor da agricultura familiar tem atualmente na nossa economia. E um sonho da nossa secretaria tem é que a gente possa exportar esses produtos para outros países, pois qualidade não falta”, salientou. 

    Queijo de Cerveja

    Uma das novidades do espaço este ano é o Queijo de Cerveja (Käse Bier), da Queijaria Dorf, de Teutônia. O produto foi lançado oficialmente durante evento na tarde desta quarta-feira, no Pavilhão da Agricultura Familiar. 

    “É um queijo maturado no chope. A discussão surgiu no ano passado, durante o período da Oktoberfest. Desde lá a gente começou a trabalhar nessa ideia, discutindo com outros colegas expositores. As peças pesam em torno de seis quilos e a maturação dura cerca de 100 dias. Ele é mergulhado no chope já pasteurizado e fica maturando em duas etapas, justamente para pegar a coloração e o sabor”, explicou Jackson Jacobs, proprietário da Queijaria Dorf.