Geral

De 112 itens da alimentação escolar, 73 vêm da agricultura familiar

Publicado em: 26 de setembro de 2023 às 08:21 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 15:44
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Por ser referência no assunto, Vera Cruz será case em Encontro Técnico em evento que ocorre no Paraná, em 3 de outubro

    A aposta num cardápio diversificado e saudável para os estudantes, que prioriza o que é produzido pela agricultura familiar, chama a atenção nos números e na qualidade da alimentação escolar em Vera Cruz. Tanto que é referência e case de sucesso. Em 3 de outubro, mais uma vez a experiência local será compartilhada, desta vez no Encontro Técnico Regional para Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná. Números e percentuais que crescem a cada ano, e que a nutricionista Caroline Ortolan, responsável técnica da área de alimentação escolar da Secretaria de Educação, vai explanar. Dos 112 itens que compõem a alimentação dos alunos nas escolas municipais de Vera Cruz, 73 vem da agricultura familiar, o equivalente a 65,17%, maior percentual já atingido. O total do investimento anual gira em torno de R$ 2,3 milhões. Para isso, 100% da verba federal é empregada e cerca de R$ 800 mil em recursos livres são complementados.

    Nossos cardápios são referência. Por isso que em Curitiba vamos abordar como conseguimos implantar eles, e o assunto sobre a agricultura familiar vem junto, porque estamos apostando nisso para a virada de chave da obesidade”, reflete Caroline. As vivências na alimentação das crianças acima de três anos serão explanadas. Pois “as novas resoluções do PNAE trouxeram o desafio de repensar a aquisição de alimentos pelos municípios. Em Vera Cruz decidimos adaptar nossos cardápios aos produtos já existentes na agricultura familiar, e será esse trabalho que apresentaremos no Paraná”.

    O apoio à agricultura familiar está em evidência há muitos anos, mas algumas medidas foram adotadas após a resoluções mais recentes do programa. Hoje são 112 famílias que fornecem para a merenda, todas ligadas à Coopervec. A valorização dos produtos regionais, como mel, melado e schimier produzidos pela agricultura familiar local passaram a fazer parte do cardápio como alimentos regionais doces, proporcionando uma experiência autêntica. Desta forma,Vera Cruz tem conseguido transformar o cardápio mantendo sabor e qualidade e isso estará em pauta no Paraná, como exemplo e inspiração.

    Merenda abriu portas

    Lira Diva Finger legalizou neste ano sua agroindústria por causa da alimentação escolar. Ela passou a fabricar pão de queijo congelado para atender as escolas e virou sucesso. “É venda garantida. Deu certo e valeu a pena”, resume, feliz ao entregar no último mês 310 quilos do produto, encomenda que só cresce. “A merenda abriu um grande mercado”, destaca.