Santa-cruzense é auxiliar técnica do time de futebol feminino do Flamengo
A santa-cruzense Michele Kanitz, de 32 anos, é uma das grandes protagonistas quando se fala em liderança no futebol feminino. Desde cedo apaixonada pelo futebol, atualmente é auxiliar técnica do time de futebol feminino do Flamengo.
O contato com o esporte veio desde pequena. Quando criança era acostumada a acompanhar jogos do interior do município junto com seu pai Claudiomiro Willy Kanitz e sua mãe Sandra Mara Kanitz.
Durante todo seu crescimento a moça sempre soube que exerceria uma profissão relacionada ao esporte. Orientada por um amigo da família, Michele uniu o amor com o trabalho, e iniciou sua graduação no curso de Educação Física, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Com apenas um ano de estudos, Michele começou a estagiar no Futebol Clube Santa Cruz. Com o passar dos anos, fez estágios e passou por times de todo o estado. Sua primeira oportunidade fora do rio Grande do Sul foi em 2016, quando recebeu a proposta de trabalhar como treinadora no futebol feminino da Associação Ferroviária de Esportes, de São Paulo.
Durante sua carreira profissional trabalhou como auxiliar técnica e analista de desempenho em vários clubes do Brasil. Disputou campeonatos em são Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, e até mesmo auxiliou a Seleção do Equador.
Seu trabalho no Flamengo iniciou com um convite do técnico Maurício Salgado. No clube carioca trabalha com o treinador e jogadoras auxiliando e preparando desde o processo de treinamento até o momento do jogo. As estratégias e análises de jogo e de adversários são feitos diariamente por Michele.
Para a auxiliar técnica, fazer parte do time Rubro Negro é sinônimo de conquista e realização. “Com certeza o Flamengo é um dos maiores clubes do Brasil, e ter essa oportunidade única é um crescimento gigantesco dentro da minha carreira”, afirmou.
Segundo Michele, não é necessário planejar o futuro. A mulher acredita que oportunidades vão sendo criadas a partir do ambiente que ela está inserida. No momento, em sua passagem pelo Flamengo, pretendo se destacar dentro da instituição, com seu trabalho sendo reconhecido e se tornando referência na área de auxiliar e analista, para assim, alcançar cada vez mais crescimento na profissão.
A mensagem de uma das grandes lideranças do futebol feminino para as meninas que sonham em seguir uma carreira no esporte é “não desista de seus sonhos”. Michele lembrou que o processo não é fácil, que meninas encaram muitos desafios durante a trajetória, mas o importante é não desistir.
“A minha família e o meu sonho de trabalhar futebol me fizeram continuar. Quando eu iniciei o processo foi muito difícil, mas hoje eu tenho confiança. Eu sei que ainda estou no começo, construindo uma base sólida. O futebol é um processo demorado, mas o importante é seguir em frente”, destacou Michele.
“Não tem nada hoje que me derrube e faça-me desistir do futebol. Bem pelo contrário, isso só me dá mais força para mostrar o meu trabalho, o porquê que me escolheram, não foi por uma indicação, sempre foi pela minha capacidade”, finalizou.