O Arauto Saúde desta semana visita o Centro de Referência do Idoso de Santa Cruz do Sul
Visitamos o Centro de Referência do Idoso de Santa Cruz do Sul e falamos sobre este espaço com a enfermeira Pâmela Müller, coordenadora dos trabalhos, e com Andrei Comassetto, educador físico responsável pelas atividades físicas desenvolvidas no local.
Pâmela, o que é o Centro do Idoso e quem pode participar?
O Centro é da Secretaria Municipal de Saúde do município de Santa Cruz e o objetivo do centro é a qualidade de vida, a interação dos idosos e o convívio entre eles.
O que acontece no centro, quais são os profissionais que atuam nele?
Temos práticas de educação física, práticas ao ar livre, terapeuta ocupacional, estimulação cognitiva, oficina de mente ativa, também temos profissionais de psicologia, serviço social, uma enfermeira e um técnico de enfermagem.
Andrei, como são os exercícios para este público?
Trabalhamos buscando qualidade de vida, somos representantes do SUS e trabalhamos a saúde com um conceito amplo, com o total estado de bem-estar físico, mental e emocional. Então, a gente precisa trabalhar mais com eles. Trabalhamos a autonomia destes idosos. Nossa ideia é trabalharmos para que eles fiquem bem física e emocionalmente. As aulas são espaço para a convivência, que também é muito importante. Os idosos encontram no espaço grupos de amigos, fazem grupos de WhatsApp, levam além esta amizade. Quando o idoso quer participar, realizamos uma anamnese, como se fosse uma entrevista que identifica as limitações, as capacidades e a potencialidade deste idoso para avaliar o que é que precisa ser trabalhado. Aproximamos os idosos nas atividades por semelhança.