Geral e Região

Unisc emite nota e destaca que adesão à greve é individual

Publicado em: 26 de abril de 2017 às 11:04 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:43
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    UNISC
  • Foto: Portal Arauto/Letícia Dhiel/Arquivo
    compartilhe essa matéria

    Professores que aderirem ao movimento devem recuperar a aula

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) emitiu, na manhã desta quarta-feira (26), comunicado sobre a greve geral programada para sexta-feira (28). A insituição afirma que 'o direito à greve é uma garantia constitucional; e que, igualmente, deve ser assegurado o direito de acesso ao trabalho para  quem assim desejar', mas destaca que a adesão é individual. Ainda, os que aderirem ao movimento devem recuperar, em outra data, as aulas e demais atividades acadêmicas e administrativas. A UNISC ainda ressalta que o docente que aderir à greve deve, previamente, avisar seus alunos. A orientação é que sejam evitadas provas e outras atividades de avaliação, para que não haja prejuízo a estudantes que, eventualmente, não consigam se deslocar à Universidade em função desse movimento.

    Confira a nota:

    Em face do movimento das entidades que estão convocando, para esta sexta-feira, dia 28 de maio, greve geral contra a reforma da Previdência Social e alteração da legislação trabalhista, a Reitoria da Unisc, em respeito à liberdade e a seu compromisso com a democracia, e considerando que a missão da Unisc é produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, visando à formação de cidadãos livres, capazes e solidários; que o direito à greve é uma garantia constitucional; e que, igualmente, deve ser assegurado o direito de acesso ao trabalho para  quem assim desejar; informa que respeita o posicionamento dos professores, técnicos administrativos e estudantes e destaca que a adesão à greve é individual, devendo aqueles que aderirem ao movimento recuperar em outra data as aulas e demais atividades acadêmicas e administrativas, bem como ressalta que o docente que aderir à greve deve, previamente, avisar seus alunos.

    A Reitoria da Unisc recomenda, também, que nessa data sejam evitadas provas e outras atividades de avaliação, para que não haja prejuízo a estudantes que, eventualmente, não consigam se deslocar à Universidade em função desse movimento.

    *Eltor Breunig, vice-reitor e coordenador da Assessoria Jurídica – Apesc/Unisc/HSC.