Com a previsão de fortes chuvas na região nesta semana, nível dos reservatórios inspira atenção
Com a previsão de fortes chuvas nesta semana, a Administração de Vera Cruz está atenta e monitora o nível do Arroio Andréas, do rio Pardo e Pardinho. No Andréas, principal fonte de abastecimento de Vera Cruz, o prefeito Gilson Becker diz que o arroio é monitorado diariamente no ponto de captação. No último temporal, Becker comenta que a cheia atingiu a casa que fica ao lado da captação do arroio e outro ponto, nas margens da RSC-287, onde também tem uma residência que quando chove muito, pode vir a atingir. Mas, de modo geral, em caso de enchente, o bairro Bom Jesus e nas regiões da Coxilha Mandelli e Entre Rios, na divisa com Rio Pardo, costumam ser mais afetadas.
"Deu volume de chuva, mas foi uma chuva mais distribuída, não foi uma chuva tão concentrada. Em torno de 130, 140 milímetros em três dias", disse o Prefeito, ao mencionar que não foi registrada enchente para causar algum transtorno maior, com pessoas desabrigadas, por exemplo, diferente do que ocorreu no Vale do Taquari, Passo Fundo, onde deu 360 milímetros, em alguns municípios chegou a 400, "então três vezes mais do que deu na nossa região, aí é muito volume de chuva em pouco tempo. É o que ocorreu aquela vez aqui, choveu 120 milímetros em meia hora, um pouco mais de meia hora, o problema é o volume de chuva em pouco espaço de tempo, ou volumes bem maiores que aí venham a causar enchentes grandes mesmo", exemplifica.
Sempre tudo que vem em excesso traz algum tipo de prejuízo, mas o Prefeito prefere nem falar em perdas diante do cenário que ocorreu no Vale do Taquari. "Temos volumes de previsão de 60, 80 milímetros. Se for bem distribuído, que não dá aquela enxurrada em pouco tempo, não deveremos ter maiores problemas, a não ser que a gente tenha algo mais forte, com granizo. Mas estamos em alerta e acompanhando a situação e as ocorrências dos volumes de chuva", frisou, atento.
Ele salienta que o Rio Pardinho e rio Pardo costumam causar mais problemas quando ocorrem enchentes grandes. De quarta-feira da semana passada até ontem (11), por exemplo, o trânsito estava interrompido para veículos de passeio na divisa de Rio Pardo com Vera Cruz, passando pela localidade de Entre Rios, como registrou o agricultor Marcio Mueller, no ponto logo após a ponte. Como as águas baixaram, nesta terça o trânsito ficou liberado.
Notícias relacionadas
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Próximo concurso será na terça-feira