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IGP inicia mutirão para confecção de carteiras de identidade perdidas pelas vítimas das enchentes

Publicado em: 11 de setembro de 2023 às 06:33 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 15:05
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
  • Foto: Letícia Dhiel/Portal Arauto
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    Ações serão realizadas inicialmente em Muçum e Roca Sales

    O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inicia, nesta segunda-feira (11), um mutirão para confecção de carteiras de identidade para a população afetada pelas enchentes resultantes das chuvas intensas do início de setembro no Rio Grande do Sul. A força-tarefa vai atuar inicialmente no município de Muçum. Em Roca Sales, a operação começa nesta terça-feira (12). Os dois municípios foram os mais atingidos pelas cheia do Rio Taquari.

    A segunda via do documento para quem perdeu em virtude do desastre ocorrido na região será emitida de forma gratuita. A fim de possibilitar a operacionalização do serviço, o IGP tem a parceria das Administrações Municipais.

    Para confeccionar o documento de identidade, é necessário portar certidão de nascimento ou casamento, atualizada e em bom estado, o que a maior parte das vítimas também perdeu nas enchentes. Diante dessa dificuldade, o IGP já está em interlocução com cartórios e as autoridades da região para emissão de novas certidões. Os cidadãos devem procurar diretamente os postos de atendimento do IGP que serão instalados nos dois municípios.

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    Locais de atendimento

    Em Muçum, o posto de atendimento será montado na sede da Emater, ao lado da Brigada Militar. O endereço é Rua Presidente Castelo Branco, número 585

    Em Roca Sales, o posto de atendimento será montado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O endereço é Rua General Daltro Filho, número 1.747

    Ambos os locais funcionarão das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, enquanto houver necessidade.

    O diretor-geral adjunto do IGP, perito criminal Maiquel Luis Santos, enfatiza a importância do mutirão nos locais afetados para reestabelecer as condições mínimas de cidadania da população. "O documento de identidade é essencial para acessar diversos serviços que a população irá necessitar para retomar a rotina. O IGP está iniciando esse trabalho para prestar a população o melhor serviço possível neste momento de necessidade", disse.

    Coleta de DNA

    Nos postos de identificação montados para atender a população, os cidadãos que ainda tiverem familiares desaparecidos poderão fornecer ao IGP amostra de material genético para exame de DNA. A coleta é rápida, feita a partir da saliva. A informação será inserida no Banco de Material Genético do IGP para comparações com a base de dados, o que pode facilitar a verificação de compatibilidade com o material genético de vítimas que venham a ser localizadas.

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