Fala do chefe do executivo foi feita na manhã deste domingo, através de publicação em sua rede social
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, anunciou neste domingo (10) o início de uma nova fase no enfrentamento do desastre causado pelas cheias que assolaram os municípios do Vale Taquari, que é considerada a maior tragédia natural da história do Rio Grande do Sul e que, até a manhã deste domingo, já contabilizava 43 óbitos.
Caumo anunciou que a partir das 13h deste domingo, caminhões da prefeitura estarão à disposição das famílias que têm condições de retornar para suas casas. Essa medida marca um importante passo na recuperação e reconstrução das comunidades atingidas pelas inundações e chuvas torrenciais que afetaram a região.
Até o momento, de acordo com informações da Defesa Civil, um total de 88 municípios no Rio Grande do Sul foram afetados de alguma forma por esse desastre natural. São 3.130 pessoas resgatadas pelas equipes de socorro, e ainda existem 3.798 indivíduos desabrigados e 11.642 desalojados. O impacto das cheias também se estende além das vítimas diretas, com um total de 150.341 pessoas afetadas de alguma forma em todo o estado.
Leia também: Quase 30 mil animais mortos e mais de 10 mil propriedades atingidas; veja o relatório das perdas da produção rural
Notícias relacionadas

Convenção coletiva do comércio em Santa Cruz deve ser assinada na terça-feira
Acordo definirá reajuste salarial e renovação de cláusulas sociais para trabalhadores do setor de lojas no município

Horóscopo: A semana inicia com a possibilidade e você refletir
Será um bom momento para refletir e expressar criativamente o que você quer, sobre seus relacionamentos e sobre um equilíbrio harmonioso necessário. Que sementes gostaria de plantar agora?

Saiba quem são os cardeais brasileiros que podem escolher o novo papa
Gaúcho de nascimento e atual arcebispo de Porto Alegre estão entre os nomes responsáveis pela decisão

Saiba qual o rito que ocorre após a morte do Papa
Jorge Mario Bergoglio deixa legado de simplicidade e compromisso com os mais pobres; conclave será convocado para eleger sucessor