Geral e Cobertura Especial

Governo do Estado confirma 37 mortes em decorrência dos temporais

Publicado em: 06 de setembro de 2023 às 20:31 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:57
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Governo do Estado do RS
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Atualização foi feita na noite desta quarta-feira

    O Governo do Estado do Rio Grande do Sul atualizou o número de vítimas em decorrência dos temporais que assolam o território gaúcho. O novo levantamento foi divulgado às 22h desta quarta-feia (7). Do total de 37 óbitos confirmados, 14 ocorreram em Muçum, nove em Roca Sales, três em Lajeado, dois em Estrela, dois em Ibiraiaras, três em Cruzeiro do Sul, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo, um em Encantado e um em Santa Tereza.

    No levantamento preliminar, havia sido informado que o número de óbitos em Muçum chegara a 15. Porém, após revisão mais acurada dos dados oficiais, agora consolidados, o número foi corrigido para 14, bem como o número em Roca Sales (alterado de oito para nove), Lajeado (corrigido de dois para três) e Cruzeiro do Sul (de um para dois). A necessidade de priorização das ações de socorro pode, ocasionalmente, prejudicar a precisão de levantamentos preliminares, posteriormente revisados e consolidados. Não houve alteração no número total.

    Leia também: Quase metade dos mortos por desastres relacionados a chuvas em 2023 são do Rio Grande do Sul

    Até o início da noite desta quarta-feira (6/9), a Defesa Civil estadual contabilizou 79 municípios atingidos, 2.319 pessoas desabrigadas e 3.575 desalojadas. Segundo o levantamento, 1.777 pessoas foram resgatadas, e há nove desaparecidas. Estima-se em 56.787 o número total de afetados.

    Dois municípios decretaram situação de emergência e incluíram esses documentos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD): Santa Tereza e Nova Roma do Sul.