As convidadas desta semana são a nutricionista Ellen D'Ávilla e a psicóloga Carolina Pedroso sobre o Simpósio Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde, que ocorre na Unisc
Na edição desta semana, conversei com a nutricionista Ellen D’Ávila, uma das coordenadoras do Simpósio Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde, que a Unisc realizará nos dia 14 e 15 de setembro, e com a psicóloga Carolina Pedroso, que atua no CAPS de Rio Pardo.
Ellen, o que vai acontecer neste evento da Unisc?
O nosso evento visa trazer a informação de saúde de forma transversal, ou seja, que possa integrar os profissionais da saúde, sejam eles da nutrição, da psicologia, educação física, enfermagem, enfim, todos os cursos da saúde para uma abordagem em saúde mais integral, que contemple todas as questões de saúde, não apenas física, mas também emocional. Nosso evento é voltado aos alunos da graduação, pós-graduação e profissionais da saúde e é híbrido, tanto de forma presencial como online. A proposta é a atualização nos conceitos sobre saúde.
O que temos de informação sobre nutrição?
Temos uma diretriz no Brasil que se chama Guia para Alimentação Brasileira, é um guia alimentar que se assemelha aos de outros países como Estados Unidos, Canadá e países da Europa. O que temos de informação é que alimentos in natura, a comida de verdade, carnes, proteínas vegetais, feijão arroz, frutas, legumes e verduras são imbatíveis para a imunidade, para a saúde e para o bom desenvolvimento cognitivo e emocional, assim como a hidratação do organismo.
Carolina, quando a gente fala de doenças emocionais e psíquicas, o que é que a população precisa saber ?
O psíquico e emocional é algo subjetivo, não é palpável, então é preciso estar atento quando a pessoa está apresentando alguma emoção que traga algum prejuízo em algum aspecto de sua vida para buscar orientação, ajuda profissional , informação de qualidade. Quando se trata de ser humano, tudo é individualizado.