Sobe para 31 o número de óbitos confirmados
O governador Eduardo Leite decretou nesta quarta-feira (6), durante entrevista coletiva na cidade de Lajeado, estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Até o momento, 31 pessoas perderam a vida em decorrência da enchente histórica que devastou a região do Vale do Taquari.
O chefe do executivo gaúcho, junto ao ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, sobrevoou na manhã desta quarta-feira os municípios atingidos pela água.
Leia também: Mais de três mil pessoas estão ilhadas em Vila Mariante
Segundo Leite, toda a estrutura do Governo do Estado está focada em trabalhar para ajudar no resgate e na reconstrução das localidades atingidas pelo desastre. “O Vale do Taquari não está sozinho. Estamos lado a lado e vamos superar e reconstruir tudo isso juntos”, falou.
O governador destacou a importância das pessoas se manterem alertas para o tempo, pois há a previsão de chuva para os próximos dias. “Precisamos estar fortes e resilientes, pois infelizmente podem acontecer novos eventos. É necessário estarmos preparados para dar o apoio e suporte que precisarem”, salientou.
O ministro Paulo Pimenta afirmou que o Governo Federal está empenhado nas ações para auxiliar estados e municípios da região no atendimento a desabrigados, desalojados e pessoas que ainda estão em áreas de risco e necessitando de atendimento. Segundo ele, o presidente Lula destacou que não faltará recursos para ajudar os moradores da região.
Conforme Eduardo Leite, as regiões estão muito alagadas ainda e, assim, não há uma precisão completa dos prejuízos materiais e estruturais, por isso, a prioridade é dar o atendimento emergencial às vítimas.
“São mais de 50 mil pessoas afetadas, duas mil resgatadas. Já o número de desaparecimentos oscila, pois há muitas regiões isoladas, sem comunicação e energia, não sendo possível manter contato com os familiares. Com certeza com a água baixando vemos um cenário desolador, com muita destruição”, finalizou o governador do RS.
Leia mais: Municípios pedem doações para pessoas atingidas pelas cheias na região; saiba como ajudar
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min