Geral e Cobertura Especial

Mais de 700 pessoas são resgatadas e encaminhadas para abrigos em Lajeado

Publicado em: 06 de setembro de 2023 às 06:45 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:53
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fotos: Mauricio Tonetto/Governo do Rio Grande do Sul
    compartilhe essa matéria

    Operação foi realizada com auxílio de helicópteros da Força Aérea Brasileira, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros

    A terça-feira (5) foi marcada pela enchente histórica que assolou a região. O nível do Rio Taquari chegou a marca histórica de 29,62 metros, conforme a Prefeitura de Estrela onde a medição foi feita.

    A região do Vale do Taquari foi uma das mais atingidas. No Vale do Rio Pardo, Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, sofreu com a maior cheia de sua história. Mas a terça-feira também foi marcada pelo resgate e acolhimento de diversas pessoas que precisaram sair de suas casas.

    Em Lajeado, operações de segurança, realizadas ao longo do dia, culminaram no resgate de cerca de 720 pessoas. Os resgates áereos foram feitos com auxílio de helicópteros da Força Aérea Brasileira, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. A população foi acolhida pela Administração municipal, que montou uma força-tarefa, e por voluntários. Há, ainda, os moradores que foram para casas de familiares.

    Confira também: Governador reúne secretários para articular ações de apoio aos afetados pelas chuvas

    Os desabrigados foram encaminhados para o Parque do Imigrante, Ginásio da Associação de Moradores dos Bairros Montanha e Conventos e para o Centro Esportivo Municipal, no Bairro São Cristóvão.

    De acordo com informaçãos da Prefeitura de Lajeado, o último voo da Força Aérea Brasileira para a realização de resgate foi realizado por volta da meia-noite. Após, os trabalhos foram suspensos e serão retomados nesta quarta-feira (6).