Cultura e Entretenimento

Primeiro dia é de ótima movimentação na 51ª Exposição Regional de Orquídeas

Publicado em: 02 de setembro de 2023 às 19:54 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:45
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Divulgação / Agência Invistanasuaimagem
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorre no Parque da Oktoberfest neste fim de semana

    O primeiro dia da 51ª Exposição Regional de Orquídeas movimentou o Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest neste sábado (2). O evento, com entrada franca, foi uma ótima programação para aqueles que gostam de plantas ornamentais

    O presidente da Associação Santa-Cruzense de Orquidófilos, Ricardo Lindermann, estava bastante satisfeito com a presença do público. A Exposição reuniu mais 80 expositores de cidades como Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Mato Leitão, Lajeado, Osório, Bento Gonçalves, Montenegro, Caxias do Sul e Farroupilha.

    Formada por criadores amadores, a associação santa-cruzense foi fundada em 1951. Conforme Lindermann, o objetivo principal do evento é mostrar a produção dos associados. Outro ponto alto da programação foi o concurso que escolhe as melhores plantas da exposição. No certame, o julgamento foi feito por integrantes da Federação Gaúcha de Orquidófilos. De aproximadamente 700 plantas concorrentes, 40 foram selecionadas e receberam prêmios. 

    A Exposição Regional vem alcançando reconhecimento dentro e fora do Estado. Cerca de 40 integrantes da Associação Brusquense de Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais (ABAPO), de Brusque (SC), vieram conferir de perto o evento.

    Em uma viagem rápida, chegaram sábado e retornam domingo, o grupo também aproveitou para conhecer um pouco da cidade de Santa Cruz do Sul. “Descobrimos o evento pela internet. Está muito bacana, com plantas boas e bonitas. Até já comprei algumas”, contou Luciano de Oliveira. Ao lado do amigo Edevaldo Garcia, ele também elogiou a qualidade das flores selecionadas no concurso. 

    Dono do Orquidário Pasa, de Farroupilha, Rodrigo Pasa participou pela quarta vez da exposição santa-cruzense em um dos cinco estandes de comercialização. Ele salienta que Santa Cruz do Sul demonstra um apreço pelo cultivo de flores e plantas, o que fica demonstrado nos jardins e canteiros públicos. 

    De acordo com Pasa, a exposição de Santa Cruz do Sul é uma das melhores do Estado. “Vale a pena investir para estar aqui. É uma cidade em que as pessoas gostam e compram plantas de qualidade”.

    A 51ª Exposição Regional de Orquídeas tem seu último dia neste domingo (3), das 9h às 18h.

    Leia mais: Cultura e tradição marcam o 1º Candeeiro em Dança