Simpósio de Cirurgia Digestiva da Unisc ocorre no início do próximo mês
O convidado do Arauto Saúde é Fábio Waechter, médico cirurgião Hepato-Bilio-Pancreático, Aparelho Digestivo, Oncologia digestiva, Cirurgia Bariátrica e Transplante de Órgãos, que veio fazer um convite para o Simpósio de Cirurgia Digestiva da Unisc.
Como é que vai ser este evento?
Dia 1 e 2 de setembro teremos a primeira edição de um congresso de cirurgia de fígado, pâncreas e via biliar aqui da região. Já é o quarto congresso de Cirurgia Digestiva desenvolvido pela Unisc. A ideia é discutirmos não só as novidades que existem dentro da medicina na área de fígado, pâncreas e a via biliar, mas também proporcionar aos médicos e aos estudantes de medicina da região um desenvolvimento das suas atuações profissionais nestas áreas específicas.
Em outro momento falávamos da cirurgia de vídeo, que era ultra moderna. Neste evento já vamos falar de cirurgias robóticas, através de um robô.
Exatamente. Há uma forte intenção de trazermos já os primeiros robôs para os hospitais da região. Deus queira que a comunidade consiga viabilizar isto em um curto espaço de tempo. Hoje em dia isso é tendência mundial, um caminho sem volta as cirurgias serem cada vez mais realizadas por meio de robôs. O robô garante muitas melhorias na técnica cirúrgica. Ele é mais preciso, a gente vê mais, o paciente se recupera mais rápido, ele é mais seguro, provoca menos sangramento, os resultados são melhores, então tudo é melhor pelo robô. O problema é que os hospitais ainda precisam se equipar.
Para quem este evento tem relevância?
Todas as pessoas que estejam inseridas nas áreas médicas, em especial os estudantes de medicina, médicos, clínicos gerais, gastroenterologistas, oncologistas. O foco do congresso é fígado, pâncreas e via biliar, mas de forma multidisciplinar. Além de inovações como os robôs, estaremos discutindo novos tratamentos para o câncer de fígado, de pâncreas, que são tumores extremamente complexos, de mau prognóstico e que estamos tentando introduzir em toda região novas técnicas e novos tratamentos. As inscrições para o simpósio estão abertas e podem ser feitas pelo site cirurgiainside.com.br.