Esportes

Conheça a história e as principais conquistas dos clubes de Santa Cruz do Sul

Publicado em: 17 de julho de 2023 às 16:39 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 14:29
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Vinicius Molz Schubert/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Galo e Periquito são rivais na Terra da Oktoberfest

    Nesta quarta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida em 1976 pela então Confederação Brasileira de Desportos, a CBD, que posteriormente virou a Confederação Brasileira de Futebol, CBF, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

    Para celebrar o dia do esporte mais popular e amado do país, o Portal Arauto te convida a relembrar a história e as principais conquistas dos clubes de Santa Cruz do Sul, Esporte Clube Avenida e Futebol Clube Santa Cruz.

    Futebol Clube Santa Cruz

    Em 26 de março de 1913, um grupo de rapazes liderado por André Klarmann se reuniu no Hotel Schmidt, no centro da cidade, para montar um novo clube de futebol. Seu primeiro jogo foi contra o Concórdia, no dia 3 de Abril de 1913, no campo da várzea, hoje Estádio Municipal junto ao Parque da Oktoberfest da cidade. Dois meses depois aconteceu seu primeiro jogo fora da cidade, em Candelária onde a delegação foi de carroça para o jogo, o resultado não consta, mas sabe-se que o Santa Cruz venceu a partida.

    Na década de 1920, o Santa Cruz já tinha uma casa, os Plátanos, mas ainda tinha como nome Foot Ball Club Santa Cruz e não tinha seu apelido de “Galo”, que foi adquirido após vencer o maior rival da época, o Grêmio Esportivo Santa Cruz. O futebol profissional começou no ano de 1930, mas já nos anos de 1932 e 1933 o Santa Cruz foi vice-campeão do Interior.

    Em 1952 o clube foi vice-campeão do interior na Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. É considerado um dos elencos mais marcantes da história do clube, que tinha os jogadores Amaro, Joãozinho, Paraguai, Paulo Cesar Tatu, Cuca, Calixto, Maninho, Betinho e Moacir. Em 1959 voltou a ficar em 3º lugar na competição estadual.

    Um fato curioso aconteceu tempos mais tarde, já na década de 1970, entre 1974 a 1978 os dois maiores clubes de Santa Cruz do Sul, o Avenida e o Futebol Clube Santa Cruz fizeram uma fusão, a união denominada Associação Santa-Cruzense de Futebol com o comando de Daltro Menezes rendeu bons frutos, deixando o clube entre os quatro melhores do estado na época. Após brigas entre antigos dirigentes de ambas as partes, os dirigentes do Avenida resolvem romper a fusão, recriando a rivalidade Ave-Cruz.

    Em 1995 caiu para a Segunda Divisão depois de uma grave crise financeira, mas dois anos mais tarde (1997) voltava a elite do futebol gaúcho. Ao fim da década de 1990, mais precisamente 1999, após seu rebaixamento, o clube passou a adotar um novo modelo de modernização, contratando jogadores de renome internacional que no início renderam bons frutos, deixando nessa mesma época escapar novamente o título do interior.

    Durante toda a primeira década dos anos 2000 o clube se manteve na primeira divisão do Campeonato Gaúcho. A temporada de 2013 que deveria ser a mais marcante com todos os comemorativos e verbas, entretanto, culminou com o rebaixamento da equipe carijó para a Divisão de Acesso. Disputou a Copa Centenário de Santa Cruz do Sul contra o rival Avenida, levantando o caneco.

    Em 8 de janeiro de 2014 o clube lançou oficialmente o livro Orgulho centenário: os 100 anos do Futebol Clube Santa Cruz (1913-2013), que compreende em 224 páginas fartamente ilustradas de extensa pesquisa em registros de época e dezenas de depoimentos de ex-jogadores, ex-dirigentes e seus familiares. Estruturado em 11 capítulos, o livro recupera os fatos marcantes de cada uma das 10 décadas de existência do clube, reservando a última parte para a avaliação do momento atual e os projetos visando o futuro.

    Em 2020 o Galo se tornou campeão da Copa Federação Gaúcha de Futebol. Em 2021, se consagrou campeão Gaúcho da segunda divisão, vice-campeão da Recopa Gaúcha e fez uma campanha de destaque participando da primeira fase da Copa do Brasil 2021.

    Em 2023, o Galo está jogando o Campeonato Gaúcho Série A2, disputando uma vaga para a elite do Futebol Gaúcho.

    Esporte Clube Avenida

    O Avenida foi fundado no dia 6 de janeiro de 1944, por um grupo de atletas excedentes do Futebol Clube Santa Cruz, que decidiram fundar outro clube. O primeiro presidente do Avenida foi Arno Evaldo Koppe. Nos primeiros anos, o Avenida não tinha campo, treinando na Várzea. Em 1946, o clube filia-se à Federação Gaúcha de Futebol. No ano seguinte, participa do primeiro campeonato oficial de Santa Cruz do Sul, patrocinado pela Federação.

    No dia 8 de junho de 1950, o Avenida inaugurou o Estádio dos Eucaliptos em partida com o Grêmio. No anos 1960, um fato, no mínimo, curioso: o Avenida teve um padre como jogador, Orlando Francisco Pretto, que atendia a Várzea. No início dos anos 1970, o Avenida fundiu-se ao seu maior rival, Santa Cruz, devido a uma crise financeira existente em ambos os clubes. Formou-se a Associação Santa Cruz do Futebol, porém a fusão não prosperou. O Avenida ficou com seu Departamento de Futebol parado entre 1990 e 1997, com atividades apenas sociais.

    Em 1998, o Avenida retomou aos gramados, disputando a Série C do Campeonato Gaúcho. Acabou com o Vice-Campeonato, garantindo assim acesso à Série B do Gauchão. No ano seguinte, o clube fez uma boa campanha e foi promovido a Série A do Campeonato Gaúcho. Como naquele ano, as equipes classificadas da Série B entravam direto na 2ª fase do Gauchão Série A, o Avenida entrou direto nas oitavas-de-final, para enfrentar o Grêmio.

    Em 2000, o Avenida finalmente estava na Série A do Campeonato Gaúcho. Entretanto, a equipe teve problemas durante a competição, e acabou rebaixada novamente a Série B. Ainda em 2000, a equipe disputou a Série B, garantindo nova vaga na Série A, através da repescagem. Mas, em 2001, o clube foi mais uma vez rebaixado para a Série B.

    Em 2018, o Periquito fez uma das melhores campanha de sua história no Campeonato Gaúcho. Garantiu a vaga inédita para as semifinais, mas o clube caiu diante do Grêmio. Pela boa campanha no estadual, conseguiu chegar ao cenário nacional pela primeira vez, conquistando uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2019, e também uma vaga na Copa do Brasil de 2019.

    Dia 20 de fevereiro de 2019 aconteceu um momento histórico para o Avenida. O time foi até a Arena Corinthians, enfrentar um dos maiores clubes do Brasil pela Copa do Brasil. 

    O dia 10 de julho de 2022 está escrito na história do Esporte Clube Avenida como o dia que marcou o retorno a série A do Gauchão. O Periquito encerrou suas atividades no ano de 2022 e permaneceu na elite do futebol gaúcho.