Escritora rio-pardense lançará livro sobre um dos pratos típicos da cidade histórica
A literatura na vida de uma pessoa, seja ela criança ou adulta, só traz benefícios. Quanto mais você pratica o hábito da leitura, mais conhecimento você adquire. A professora e escritora Lane Maria Marques de Bastos é uma grande influenciadora do incentivo a leitura e irá lançar nesta quarta-feira (12), um novo livro contando sobre um dos pratos típicos da cidade histórica de Rio Pardo.
Lane trabalhou anos como professora das séries iniciais, por este motivo, sempre esteve envolvida com a literatura. Em 2009, devido a problemas de saúde, a professora teve que se ausentar das salas de aula, e por isso, passou a trabalhar na biblioteca de sua escola. “Eu nunca quis perder o vínculo com os alunos, pois são eles que nos movem dentro de uma escola”, conta.
Para continuar perto dos pequenos, Lane iniciou os trabalhos de contações de histórias e mediações de leitura. Durante este período, a paixão pela literatura surgiu e o interesse em escrever também. A professora começou a escrever poesias, contos e peças de teatros.
Em 2021, lançou o conto “Os coelhos e a escola” na coletânea “Contos que encantam”. Uma história verídica, que aconteceu na escola em que trabalhava na época. “Foi muito emocionante para todos da escola, os alunos amaram”, relembra.
No ano de 2022 lançou seu primeiro livro, juntamente com suas duas colegas de curso, Ana Paula Freitas e Vivi Luz. As escritoras nunca haviam se encontrado pessoalmente, mas escreveram, editaram e publicaram a obra, cada uma em sua cidade. “Nunca tínhamos estado juntas. Em dezembro fomos contratadas por uma escola de São Paulo para contar nossa história e autografar os livro e nos encontramos, foi emocionante”, afirma.
O lançamento da sua mais nova obra “Sonhos de menina”, da editora Casa Brasileira de Livros, também da cidade de Rio Pardo, acontece nesta quarta-feira (12). É uma narrativa literária, onde conta a história da vinda dos Sonhos de Rio Pardo, um prato típico da cidade histórica. No livro, a população vai descobrir como o prato surgiu, sua história e como ficou conhecido por este nome.
“Minha vontade é que esta história simples, mas cheia de poesia e encanto, desperte o interesse da nossa população para pesquisar mais sobre a história da cidade de Rio Pardo. Toda a criação da obra se deu a partir de pesquisas com fontes dos nossos antepassados”, destaca a escritora.
De acordo com a professora, as histórias surgem de fatos e lembranças, pois o ser humano é feito de memórias e histórias. Para o futuro próximo, Lane pretende lançar mais uma obra de sua autoria em homenagem a uma pessoa muito especial de sua vida, e também um livro infantil novamente com suas colegas Ana e Vivi.
Notícias relacionadas
Concurso Rainha Afro Estudantil tem 30 candidatas inscritas em Santa Cruz
O evento será realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município