Palestras e blitzes também fazem parte da programação
Para alertar, prevenir e conscientizar. É com esses objetivos que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul aderiu ao movimento Maio Amarelo a partir dessa terça-feira (2). A ação, que ocorre mundialmente, e que chama atenção para os altos índices de mortos e feridos nas estradas, tem o propósito de fazer com que cada cidadão adote um comportamento mais seguro no trânsito.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
Em Santa Cruz do Sul, as campanhas de conscientização e prevenção serão intensificadas durante este mês. De acordo com o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, em todos os pontos da cidade serão feitas blitz educativas e ações de orientação em relação à postura dos condutores.
Na esquina das ruas Marechal Floriano com a Borges de Medeiros, um veículo acidentado, cedido gratuitamente pela Bassani Auto Peças, foi colocado para chamar a atenção da população. “O carro ficará o mês inteiro para alertar os condutores sobre os perigos no trânsito”, explica Gerson.
Ainda segundo ele, nesse período serão reforçados os alertas sobre o uso de celular, do cinto de segurança e do consumo excessivo de àlcool. “Faremos campanhas pontuais também nos fins de semana”, complementa. Nas escolas também serão reforçadas ações de conscientização. De acordo com a secretária de Educação, Jaqueline Marques, serão distribuídos materiais informativos como fôlderes e adesivos.
Notícias relacionadas

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.

Por Daiana Theisen

Pavimentação e canalização em Santa Cruz estão entre as prioridades da Secretaria de Obras
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, afirmou que a pasta está empenhada em atingir as metas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação