Geral e Região

Festa da Uva é adiada para 2019

Publicado em: 04 de maio de 2017 às 08:24 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:48
  • Por
    Bruna Lovato
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Já as inscrições para a escolha da corte começam neste ano

    A Festa da Uva de Caxias do Sul vai ocorrer somente em fevereiro de 2019, interrompendo a sequência de realização a cada dois anos. A decisão é de integrantes do Conselho Consultivo. O principal motivo do adiamento deste ano é a falta de recursos públicos: em fevereiro, o prefeito Daniel Guerra (PRB) confirmou que não iria manter o patrocínio direto à Festa da Uva. Ainda, no balanço apresentado referente aos anos de 2015 e 2016, que leva em conta receitas com ingressos, patrocínios, locações, além de despesas administrativas, financeiras, tributárias e depreciação do patrimônio. foi apresentado déficit de R$ 1.231.200,75.  

    Os preparativos já iniciam neste ano, com as inscrições para a escolha da rainha e princesas no período entre 16 de outubro e 16 de dezembro. Na sequência ocorrerá o pré-concurso até o evento final, marcado para 19 de maio de 2018. Além disso, a nova proposta prevê atividades nos pavilhões para celebrar a colheita, entre os meses de janeiro e março de 2018. A ideia é trazer entidades e comunidades do interior para valorizar a cultura e a gastronomia típica de Caxias do Sul. "É uma forma de atrair turistas e a comunidade para a ocupação daquele espaço. Nossa ideia é criar um clima de festa que não dure apenas durante a realização do evento maior, mas sim, trazer novas propostas de integrar as pessoas com a nossa cultura", destaca a presidente. Outro ponto relevante é o trabalho para desenvolver o turismo nos períodos em que o evento não ocorre, valorizando os roteiros e transformando a festa num canal permanente de promoção econômica, social e cultural.

    Esse prazo maior para a realização da festa faz parte de um planejamento estratégico que busca mais tempo para melhorar a infraestrutura do Parque de Eventos e captar novos parceiros, já que, a partir de agora, o evento terá que ser autossustentável, sem a utilização de recursos do Município. Além disso, segundo a presidente, nos primeiros contatos com possíveis patrocinadores para 2018, foi acenado o apoio, mas com valores menores.

    *Com informações da Prefeitura de Caxias do Sul