Cultura e Entretenimento

Rota Caminho dos Tropeiros: Uma estrada que marcou a história de Candelária

Publicado em: 12 de junho de 2023 às 17:26 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 16:39
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Gabriel Canto/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Conheça os pontos turísticos da região por onde passaram inúmeras tropas

    No Dia do Turista, celebrado nesta segunda-feira (13), o Portal Arauto te apresenta a Rota Caminho dos Tropeiros e a Rota Germânica do rio Pardinho, que contam com belos pontos turísticos históricos para serem visitados. 

    • Rota Caminho dos Tropeiros

    O Roteiro Caminho dos Tropeiros oportuniza aos visitantes uma viagem no tempo percorrendo parte de uma estrada que marcou a história de Candelária e do Rio Grande do Sul. A picada aberta mata adentro, em 1798, foi transformada em um caminho por onde passaram inúmeras tropas, estabelecendo o comércio no estado.

    Balneário Carlos Larger

    É um dos destaques turísticos de Candelária, a popular Prainha. O ponto é um dos balneários mais buscados pelos moradores do Vale do Rio Pardo. No local, os visitantes buscam refúgio e o contato direto com a água e com a natureza.

    Durante a temporada de verão, o Balneário Carlos Larger sedia eventos importantes, como competições esportivas e o Musa do Sol, considerado um dos maiores eventos de beleza do estado. Informações sobre o local podem ser buscadas pelo telefone (51) 98787126.

    Museu Rural

    O local permite ao visitante visualizar instrumentos e utensílios usados pelos personagens que habitaram a região desde a passagem dos tropeiros pela estrada. Os objetos passam pelos imigrantes alemães e descendentes. Os turistas que desejam conhecer o Museu Rural podem agendar a visita pelo telefone (51) 9 9830-3426.

    Ponte do Império

    Em Alto Passa Sete, há cerca de 17 quilômetros de Candelária, a ponte construída entre 1879 e 1880 impressiona pela justaposição das pedras, que foram artisticamente trabalhadas e formam três imponentes arcos. O ponto é considerado patrimônio histórico do município.

    Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues

    O local traz para a rota a história de animais que viveram entre 220 a 230 milhões de anos em terras hoje gaúchas. Localizado na região central de Candelária, o ponto realiza visitas guiadas de segunda a sexta-feira e é necessário realizar o agendamento pelo telefone (51) 3743-8171.

    Aqueduto de Candelária

    O local está localizado em Linha Curitiba, em Candelária. Desde 11 de janeiro de 1988, o ponto é reconhecido como patrimônio histórico do município.

    A estrutura mede 304 metros de comprimento e possui 79 arcos, simetricamente distribuídos. Historiadores relatam que a obra foi erguida entre os anos de 1868 e 1870 e servia para levar a água captada no Arroio Molha Grande para um moinho de milho e trigo, pilões para o cancheamento da erva-mate e um engenho de serra.

    Cascata da Ferradura

    A queda livre de cerca de 50 metros proporciona uma vista impressionante e o local parece contar com uma energia própria.

    O acesso ocorre a partir de uma estrada de chão batido. A Cascata da Ferradura fica no Arroio Roncador e, para encontrar o balneário, é preciso sair da ERS-400, rodovia que liga Candelária a Sobradinho, e seguir por 2,5 km. Há algumas placas sinalizando a localização. Para chegar na parte inferior, é necessário realizar uma trilha de cerca de um quilômetro.

    Morro do Botucaraí

    O passeio é um desafio. Com quase 600 metros de altura e uma subida com 1,2 quilômetro de trilha pela mata nativa, o ponto é o maior morro isolado no Rio Grande do Sul em altitude. Ele está localizado há cerca de 12 quilômetros da região central de Candelária.

    O passeio dura pouco mais de duas horas, com boa parte desse trajeto em caminhada pelas trilhas do morro. Apesar de ser desafiador, o Morro do Botucaraí é único e a vista é linda.

    • Rota Germânica do Rio Pardinho 

    A Rota Germânica do Rio Pardinho é um roteiro que integra atrações turísticas dos municípios de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. É um dos principais núcleos de colonização alemã do RS, num roteiro exuberante, que impressiona pelas belezas naturais e culturais

    A rota é uma viagem de volta ao passado e você está convidado a conhecer as exuberâncias naturais e a tranquilidade destes lugares.

    Basteleihaus Casa de Trabalhos Manuais

    O turista pode apreciar a demonstração da confecção e venda de artesanato em palha de milho, esponja vegetal e filtro de café. O local está instalado em uma antiga moradia do início do século XX e mantém um pequeno museu com peças antigas e comercialização de antiguidades. Você pode visitar com agendamento pelo telefone (51) 3704-5060.

    Mosteiro da Santíssima Trindade

    Santa Cruz do Sul abriga um dos três mosteiros existentes no Rio Grande do Sul. O local fica na Linha Travessa, há cerca de 15 quilômetros da região central do município.

    Fundado em 25 de janeiro de 1997, o mosteiro atua na área de liturgia e espiritualidade. Além de sete momentos de oração durante o dia, as irmãs que moram no local realizam atividades de artesanato e recebem visitantes de diferentes regiões do estado. Informações podem ser buscadas pelo telefone (51) 3056-9296.

    Restaurante Verde Vale

    Os turistas encontram dezenas de pratos típicos alemães. Entre as especialidades oferecidas pelo empreendimento que fica às margens da RSC-471, estão a galinha recheada, a tripa grossa, a linguiça cozida, joelho e pernil de porco. No Restaurante Verde Vale, também são servidos outros pratos e sobremesas. A culinária típica alemã é servida aos domingos ou com reserva pelo telefone (51) 3704-5156.

    Sítio Pedagógico Paraíso

    Em Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz do Sul, é procurado por escolas e famílias que buscam a integração entre os conteúdos curriculares e as práticas educacionais. Além de muitos jardins temáticos, estão disponíveis animais para interação com os visitantes.

    Outro serviço oferecido pelos empreendedores é a hospedagem. Podem ser ocupadas a Casa de Pedra, ambiente centenário, aconchegante e reservado, e a Casa Paz, que foi pensada para famílias e amigos que buscam um momento de descanso e tranquilidade em meio à natureza.

    O contato pode ser realizado pelo telefone (51) 9 9679-0504.

    Sítio Thomas Ecke

    Em Rio Pardinho, há cerca de 15 quilômetros da região central de Santa Cruz, o local oferece contato direto com a natureza e com animais, local para realização de piquenique ao ar livre e outras atividades de lazer.

    A propriedade conta com mais de 40% de mata nativa. O restante da área é utilizado para cultivo de hortaliças orgânicas, pomar de noz-pecã, aviário de galinhas e criação de ovinos. Os pontos podem ser visitados pelos turistas.

    Cucas Gressler

    Uma confeitaria que vende um dos pratos mais tradicionais da culinária alemã está localizada às margens da BR-471, em Santa Cruz do Sul. Por conta do sobrenome e da tradição do ponto, o empreendimento já recebeu visitantes do Mato Grosso e do Rio de Janeiro.

    Além de cucas, a família, que atende nos finais de semana e feriados, trabalha com a venda de schimier, linguiça, tortas, rocamboles, bolachas, pães caseiros e outras delícias da gastronomia típica alemã. Encomendas podem ser realizadas pelo telefone (51) 3704-5035.