Pontos contam a história e mantêm viva a cultura do povo do Rio Grande do Sul
Nesta terça-feira (13) é comemorado o Dia do Turista. Nesta data, você pode conhecer as rotas turísticas da região com locais que contam a história e mantêm viva a cultura do povo do Rio Grande do Sul.
-
Rota do Chimarrão – Centro, Ervais e Serra
A Rota do Chimarrão é um dos programas temáticos do município de Venâncio Aires, a Capital Nacional do Chimarrão. O passeio contempla a região dos ervais e serrana, além de atrativos no centro da cidade.
Escola do Chimarrão
Na escola do Chimarrão, localizada na Rua Jacob Becker, 881, em Linha Travessa, a cerca de 7,5 quilômetros do centro de Venâncio Aires, é possível aprender os 37 tipos, a história, os benefícios e o preparo da mais tradicional bebida dos gaúchos. Além também, de conhecer mais sobre a cultura do estado.
O ambiente rústico é acolhedor convidativo para histórias. Apesar de contar com produtos à base de erva-mate disponíveis para venda, a visita é de graça. Entretanto, é necessário marcar horário com antecedência. Interessados em conhecer a Escola do Chimarrão podem buscar mais informações pelo número (51) 9 9708-9574.
Chácara do Mel
A Chácara do Mel oferece em Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, o contato direto com mais de 400 mil abelhas. Em cerca de quatro hectares, a propriedade abriga 160 enxames de 12 diferentes espécies dos animais sem ferrão. Os visitantes podem conferir seu modo de organização e produção do mel.
Agendamentos podem ser realizados pelo telefone (51) 9 9827-1412.
Chácara Coutinho
A Chácara Coutinho oferece aos visitantes locais de lazer e novas experiências. Na região de Vila Palanque, a cerca de 15 quilômetros da região central de Venâncio Aires, você encontra um restaurante que oferece almoços, jantares e cafés coloniais.
Ao longo do passeio, os visitantes podem degustar e adquirir saborosas compotas, geleias, salgados e conservar preparadas com frutas e hortaliças cultivadas pela própria família, na propriedade. É possível realizar piquenique e aproveitar a área verde. Visitas para conhecer a propriedade e refeições podem ser agendadas pelo telefone (51) 99620-1313.
Orquidário Cruz
Reúne mais de 15 mil orquídeas e 760 metros quadrados de estufa. Às margens da RSC-287, na Linha Estrela, nas proximidades do trevo de acesso a Venâncio Aires, o estabelecimento recebe clientes de diferentes regiões do estado. Os clientes encontram nas estufas a referência para compra de orquídeas e plantas ornamentais.
Para conhecer o Orquidário Cruz, é só ir até o local. É possível conferir os horários de atendimento a partir do telefone (51) 9 8179-8051.
Cerro do Baú
O local oferece uma linda vista panorâmica da cidade e região em um mirante natural, permitindo que os visitantes apreciem a fauna e a flora respirando ar puro no meio da mata, promovendo assim uma consciência ecológica. Com área para descanso, trilhas para prática do ciclismo e caminhada e material arqueológico encontrado na região, o local fica em Vila Arlindo, no interior de Venâncio Aires, e atrai diferentes tipos de visitantes.
A entrada no local é livre e de graça, mas visitantes que desejam permanecer por maiores períodos devem entrar em contato pelo telefone (51) 9 9281-4465.
Café colonial Ledi Maggioni
É servido café colonial e outras refeições na propriedade da família, em Linha Arroio Grande, no interior de Venâncio Aires. A alimentação ocorre em um quiosque construído, em meio às árvores da propriedade, que relembra o passado. Agendamentos podem ser realizados (51) 9 9789-9071.
Figueira Centenária
É uma árvore com mais de 300 anos. Na Vila Deodoro, no interior de Venâncio Aires, o local recebe visitantes que apreciam o chimarrão e momentos de confraternização em cerca de 500 metros quadrados de área total. Ao lado da figueira, está disponível uma trilha que dá acesso para quedas de água e proporciona o contato direto com plantas e pequenos animais. Para visitar, não há cobrança de ingresso
No local, estão disponíveis mesas e áreas verdes para realização de piqueniques. A entrada é de graça, mas a busca por informações pode ser feita pelo telefone (51) 9 9863-5599.
-
Rota Caminhos da Imigração
A colonização da região em que se encontra o Roteiro Caminhos da Imigração iniciou-se com a vinda de imigrantes alemães a partir da segunda metade do século XIX. A cultura germânica se preserva em parte até hoje, proporcionando ao turista um contato com o passado e com os usos e costumes dos descendentes dos imigrantes.
Fritz e Frida
O ponto é considerado o símbolo de Santa Cruz do Sul. No trevo de acesso à Linha Santa Cruz, os bonecos Fritz e Frida simbolizam a cultura alemã e destacam o toque germânico e popular da Oktoberfest. O monumento é utilizado por turistas para fazer fotos e marcar a passagem pela cidade. Com quatro metros de altura, eles dão boas-vindas para quem busca acessar o município a partir da RSC-287.
Antiga Casa Comercial e Salão de Bailes Frantz
O local era utilizado, no século passado, para realização de velórios, venda de diferentes produtos e comemorações familiares e da comunidade. Localizada em Linha Santa Cruz, a estrutura do prédio chama atenção. As paredes têm, em média, 50 centímetros de largura e foram erguidas com pedras de arenito empilhadas em duplas. Os materiais foram extraídos de um afloramento rochoso no próprio lote, o que facilitou a realização do empreendimento.
Sítio 7 Águas
O Sítio 7 Águas oferece hospedagem em cabanas, camping, área para a prática de esportes, possibilidade de banho no Rio Taquari-Mirim e passeios. O local, que fica em Boa Vista, conta também com um museu colonial que apresenta objetos dos primeiros colonizadores e itens com mais de 100 anos.
O restaurante, que também é utilizado para realização de eventos, oferece o típico almoço alemão e café colonial por agendamento pelo telefone (51) 3717-9540.
Aeroporto Luiz Beck da Silva
Localizado em Linha Santa Cruz, o aeroporto possui uma pista de 1.180 metros, com 18 metros de largura, asfaltada, projeto de balizamento noturno, estação de passageiros e voos panorâmicos. É um local destinado para a comunidade unir a família e os amigos e desfrutar do chimarrão no fim da tarde com um magnífico pôr do sol.
Monumento ao Imigrante Alemão
A estrutura, localizada no Centro de Santa Cruz do Sul, é uma homenagem prestada pela comunidade para as pessoas que colonizaram o município. Nela, consta a data da fundação da colônia, 1849, e o nome dos primeiros colonizadores.
Notícias relacionadas
Concurso Rainha Afro Estudantil tem 30 candidatas inscritas em Santa Cruz
O evento será realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município