Trabalho de monitoramento detectou presença de insetos no Bairro Bela Vista
Na manhã desta quinta-feira (4), os Agentes de Endemias encontraram mais um foco de mosquitos da dengue no trabalho de monitoramento das armadilhas. Desta vez foi no Bairro Bela Vista, em Venâncio Aires. Esse é o sexto foco encontrado apenas neste ano em todo o município.
O primeiro foco havia sido encontrado através de armadilhas no Centro do município; o segundo no Bairro Aviação; outro caso foi registrado por uma moradora que encontrou as larvas em local com água parada e chamou a Vigilância Sanitária, que constatou que eram larvas de Aedes Aegypti; o quarto e o quinto casos foram registrados com menos de uma semana entre um e outro, sendo os dois no Bairro Aviação, que inspira mais cuidados aos Agentes de Endemias, devido a maior ocorrência de casos na localidade. Ontem o foco foi encontrado através de armadilhas instaladas pelos Agentes de Endemias. É o sexto foco encontrado em quatro meses.
Segundo servidores da Vigilância Ambiental e da Secretaria Municipal de Saúde medidas como a delimitação em um raio de 300 metros da área onde foi encontrado o foco e tratamento com larvicida já foram efetuadas, como já é de costume em todos os procedimentos realizados após o foco ser encontrado. Conforme relato do Bioquímico e Coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, João Stahl, nenhum caso de pessoas infectadas com a Dengue foi registrado. “É necessário que a população esteja em alerta e adote métodos de prevenção, impossibilitando a proliferação do Aedes Aegypti por Venâncio Aires. Apenas assim diminuiremos as possibilidades de que as pessoas sejam infectadas”, alerta Stahl.
A Secretaria de Saúde alerta para que se mantenha uma rotina de cuidados, como manter terrenos limpos, não deixar vasilhames com água acumulada expostos, manutenção dos vasos de flores retirando a água ou colocando areia, trocar água no recipiente do animal doméstico de pouco em pouco tempo e limpar o recipiente.
O Secretário de Saúde, Ramon Schwengber, demonstra preocupação com o sexto foco de dengue encontrado na Capital do Chimarrão desde o início do ano. “É necessário que o foco positivo do mosquito sirva de alerta para a necessidade do empenho de toda a comunidade no combate ao Mosquito” apela Schwengber.
Notícias relacionadas
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Próximo concurso será na terça-feira