Dra. Candice Krumel alerta que cuidados com alimentação e hábitos são fundamentais para um intestino saudável
O gastroenterologista é o especialista responsável por diagnosticar, prevenir e tratar doenças ou alterações no aparelho digestivo. Sua área de atuação envolve regiões ligadas, como a boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, pâncreas, fígado e vias biliares, dentre outras. O sistema digestório, que se estende da boca ao ânus, é constituído por órgãos que permitem a condução do alimento ou bebida ingeridos e, ao longo do trajeto, absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
A Dra. Candice Krumel, médica gastroenterologista, conta que os casos mais comuns são de doença do refluxo, dispepsia e a síndrome do intestino irritável. “Tudo está relacionado com a nossa alimentação e os nossos hábitos. O tratamento sempre envolve a dieta. E também é importante lembrar que algumas irritações também são causadas por questões psicológicas, como o estresse. Um dia intenso, com alimentação muito rápida, pode agravar os sintomas de alguma doença gastrointestinal”, explica Krumel.
De acordo com a profissional, com as nossas ações do cotidiano e com uma rotina corrida, às vezes passa despercebido, mas as causas mais comuns das doenças gastrointestinais são má alimentação, falta de exercícios físicos, excesso de álcool, tabagismo, obesidade, estresse e até mesmo o uso excessivo de anti-inflamatórios e outros remédios.
Algumas dicas importantes para melhorar a saúde digestiva e qualidade de vida:
- Procure ter uma dieta adequada
- Faça suas refeições nos horários corretos, em ambiente calmo, mastigando bem e sem pressa
- Beba líquidos em abundância durante o dia
- Não beba líquidos durante as refeições, pois isso pode aumentar a pressão no estômago e contribuir para a regurgitação do ácido gástrico para o esôfago
- Procure ingerir frutas, verduras e legumes durante as refeições. São esses alimentos que previnem o câncer do estômago e do cólon e ajudam na normalização do funcionamento do intestino
- Evite alimentos gordurosos ou com muito condimento (principalmente os temperos prontos, com excesso de sal)
O diagnóstico correto e precoce para o tratamento de doenças do aparelho digestivo pode não apenas garantir qualidade de vida dos pacientes, assim como uma redução dos custos com medicamentos utilizados de forma incorreta, e que, por vezes, podem agravar doenças.
"Dentre os sintomas, as doenças podem ser acompanhadas de dispepsia (dificuldade de digestão), dor na parte superior do abdome (boca do estômago), distenção abdominal, pirose epigástrica (sensação de queimação) resultantes de alguma inflamação ou até mesmo deterioração de alguns dos órgãos do sistema digestivo", salienta a doutora Candice. Saber quais são os sinais de que é hora de agendar uma consulta é muito importante para manter a sua saúde em dia, afinal, o mau funcionamento do aparelho digestivo afeta toda a qualidade de vida.
Contato
A Dra. Candice Krumel atende na Clínica Innova, na Rua Ramiro Barcelos, 585, no Centro de Santa Cruz do Sul. O contato pode ser realizado através dos telefones (51) 3715-1839 e (51) 9 9930-5585. Novidades sobre a atividade da profissional também podem ser encontradas no perfil @candicekrumel.gastro no Instagram. No Hospital Ana Nery, a médica atende no ambulatório SUS de gastroenterologia.
Notícias relacionadas

Armazenamento correto de medicamentos garante eficácia e segurança
Farmacêutica do Hospital Ana Nery, Betina Brixner, apresentou medidas simples que podem prevenir degradação precoce dos remédios

Empresa santa-cruzense Discovery Bowl conquista certificação USBC e chega no topo do boliche internacional
O reconhecimento atesta o alinhamento aos mais exigentes padrões internacionais de qualidade, precisão e inovação

Parisotto Odontologia inaugura nova clínica em Santa Cruz
Estrutura moderna está localizada no Medical Center, o maior e mais moderno complexo de saúde da região

Diagnóstico precoce aumenta em até 90% as chances de cura do câncer
Oncologista clínica do Hospital Ana Nery, Sheila Marquetto, afirmou que é fundamental a realização de exames preventivos