Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Fliegen Confeções: Da primeira máquina de costura aos mais de 180 funcionários

    Publicado em: 13 de maio de 2023 às 20:12 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 09:59
    Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Empresa é referência no mercado de confecções

    A história da Fliegen Confeções é marcada pela perseverança e pela busca constante por oportunidades de crescimento. Fundada por Renato José Mallmann, a empresa iniciou suas atividades em 1990, na cidade de Novo Hamburgo, com a ideia de produzir blusões de lã. No entanto, a empreitada não foi bem sucedida e a equipe acabou optando pela produção de costuras em uma única máquina de costura.

    De acordo com Renato José Mallmann, o valor para o equipamento foi obtido através da sua trajetória como professor em sua cidade natal, em Santa Catarina. Ele dava aula em uma escola local por meio período, enquanto trabalhava na agricultura na outra metade do dia. Esse tipo de contrato era comum na época, com contratos de um ano que começavam em março e terminavam em dezembro. Contudo, segundo o empresário, esse modelo de trabalho não permitia uma renda suficiente para que ele pensasse em constituir uma família. 

    Com o passar do tempo, já em Novo Hamburgo e decidido em iniciar o próprio negócio, Renato Mallmann e a Fliegen foram se estabelecendo no mercado e conquistando representantes para alavancar suas vendas. Em 1996, a empresa se instalou no Vale do Taquari, contando com funcionários e uma marca própria. A partir daí, a empresa começou a crescer e a expandir suas atividades para outras cidades, alcançando Santa Clara, Estrela e Mato Leitão.

    Atualmente, a empresa conta com cerca de 180 funcionários e tem como foco de trabalho a produção de sua própria marca e de peças para terceiros. A Fliegen comercializa seus produtos em diferentes estados do Brasil, por meio de representantes. Apesar do sucesso alcançado, a Fliegen enfrenta o desafio da falta de mão de obra para atender à demanda crescente do mercado. A empresa busca ampliar suas instalações em lugares onde já está presente, como em Mato Leitão, para aumentar sua capacidade de produção.

    A escolha do nome Fliegen, que significa voar em alemão, foi uma tentativa de se aproximar do conceito de movimento e inovação, sem perder as raízes da cultura do fundador da empresa. Hoje, a Fliegen é uma referência no mercado de confecções, graças à visão empreendedora de Renato José Mallmann e sua equipe, que souberam superar obstáculos e encontrar novas oportunidades de crescimento.