Evento será em 22 e 23 de novembro do ano que vem
Santa Cruz do Sul será a sede do 4º Encontro Estadual das Academias de Letras do Rio Grande do Sul em 2024. Esta foi a notícia que representantes da Academia Rio-grandense de Letras (ARL), e da Academia Santa-cruzense de Letras (ASL), trouxeram para a prefeita Helena Hermany na tarde desta quinta-feira (4), em encontro no Salão Nobre do Palacinho.
De acordo com o presidente da ARL, escritor Airton Ortiz, que tomou posse em novembro do ano passado, os integrantes da academia local já estavam pleiteando por sediar o evento. “Santa Cruz é a única cidade do interior que possui dois integrantes na ARL”, afirmou, referindo-se aos escritores José Alberto Wenzel e Marli Silveira, presentes no encontro.
A data do congresso já está definida: será em 22 e 23 de novembro do ano que vem. A expectativa, segundo o ex-prefeito de Santa Cruz e presidente da Comissão Organizadora, José Alberto Wenzel, é de que mais de 40 academias de letras de todo o Estado prestigiem o evento. “Não será um evento fechado só para os escritores. Queremos que toda a comunidade participe, alunos de escolas, universitários, todos estão convidados a prestigiar”, afirmou.
Integrante da Comissão, o presidente da academia local, jornalista Romar Beling, explica que os dois dias de evento serão divididos em duas temáticas: no primeiro dia o assunto será memória, e, no segundo, a comunicação. “Como o congresso casualmente fecha com os 200 anos da imigração alemã no Brasil, queremos fazer um resgate e valorizar todos os escritores, jornalistas, historiadores, que nos antecederam, pelo legado que nos deixaram em páginas de jornal e em livros”, justificou.
A prefeita Helena Hermany garantiu total apoio ao congresso. “É com muito orgulho que vamos receber um evento desta magnitude. Podem contar com todo o nosso apoio. Vamos fazer o possível para que este momento seja inesquecível, é muito bom ter este nível de movimento em nossa cidade”, declarou. Ao final do encontro, Helena recebeu dois livros do escritor Rossyr Berny, vice-presidente da ARL, autografados por todos os escritores presentes.
Também prestigiaram o encontro os autores Mauro Ulrich, Lissi Bender, Roni Ferreira Nunes e Elenor Schneider. O I Encontro Estadual das Academias de Letras ocorreu em Porto Alegre, em 2015, segundo em Santa Maria e o terceiro, em 2022, em Passo Fundo.
Wenzel e Helena
Durante o encontro, o ex-prefeito José Alberto Wenzel, de forma descontraída, relembrou alguns momentos de quando foi prefeito tendo Helena Hermany como vice, no período de 2005 a 2008. “Para mim, estar aqui de novo é um momento muito especial”, afirmou. Na ocasião ele também fez um comentário com relação a sua ex-companheira de gestão. “Podem ficar tranquilos porque a Helena sempre foi muito favorável a questões culturais”, garantiu aos escritores presentes. Ao final do encontro, Wenzel e Helena posaram para uma foto, com suas gravuras ao fundo, na galeria dos prefeitos do município.
Notícias relacionadas

Soberanas da 40ª Oktoberfest serão escolhidas durante baile no Centro de Eventos em agosto
Inscrições iniciam nesta terça-feira, e seguem até o dia 22 de maio, na Assemp

Filme que aborda intolerância religiosa é lançado em Venâncio Aires
OKÀN IJÓ é produção do diretor e roteirista Sergio Rosa

Inicia os preparativos para a escolha da Garota Teuto-Brasileira 2025
Candidatas que concorrem aos títulos serão apresentadas em breve pela comissão organizadora

Santa Cruz poderá sediar encontro nacional de motociclistas nos próximos meses
Prefeitura está articulando evento voltado a proprietários de motocicletas Harley-Davidson