Esportes

Tales é o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 11 de abril de 2023 às 08:28 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:13
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Mesmo jovem, o ciclista já acumula conquistas de nível estadual e nacional e agora enfrenta um desafio ainda maior

    Com apenas 18 anos, o jovem ciclista de Mountain Bike Tales Jardel Soares parte para mais um desafio na carreira. Ele disputará, entre os dias 14 e 16 de abril, a primeira etapa da Copa Internacional de MTB em Araxá, Minas Gerais. Logo depois, é a vez do Campeonato Pan-Americano, entre os dias 26 e 30 de abril, em Congonhas, também em solo mineiro, onde vestirá as cores do Brasil e representará o país.

    Conforme Tales, as competições internacionais são uma grande oportunidade de se adquirir experiência no cenário do ciclismo. O evento contará com a presença do presidente da União Ciclística Internacional, o francês David Lappartient. Junto com ele, estará uma lenda já aposentada do mountain bike, amplamente conhecido como o melhor de todos os tempos na modalidade e duas vezes campeão olímpico, Julien Absalon. “As provas internacionais sempre trazem muito aprendizado. O nível é muito alto e você sempre absorve algo”, comenta o ciclista. “No intervalo entre a Copa Internacional e o Pan-Americano, vou focar ainda mais em treinamentos e captação de experiências. Minas Gerais é o principal foco do Mountain Bike no Brasil. Só de estar lá já propicia isso”.

    Preparação

    Com muita intensidade, Tales vem treinando para as duas competições. “Venho mantendo desde sempre o foco com bastante trabalho. Isso não é de uma hora para outra.  O preparo para 2023 existe desde o ano passado. Isto vai gerando uma bola de neve que vai cada vez melhorando mais e ter feedbacks de treinamentos, de bicicleta e experiências nestas provas é fundamental. Então, quanto mais correr em nível nacional e internacional, mas aprendizado você vai ganhando e levando na bagagem para os próximos anos”, salienta.

    Conquistas

    Tales começou no ciclismo há cerca de cinco anos, competindo, com preparação e treinamento, há três. No primeiro ano disputando o Campeonato Brasileiro, o santa-cruzense largou em na 58ª posição numa disputa entre 60 atletas. O feito se torna ainda mais memorável ao considerar a trilha como pista, um local onde há pouquíssimos pontos de ultrapassagem. Ele subiu o pelotão e terminou em quinto lugar. No Estado Tales é o atual campeão gaúcho XXC na categoria elite, além de ter o título na categoria júnior. Nas copas internacionais, o garoto acumula pódios e em 2022, foi o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro.