Início das atividades como referência será em 3 de abril
Em 14 de fevereiro deste ano, uma portaria no Diário Oficial da União habilitou o Hospital Beneficente Sinimbu para atendimento de especialidade de Unidade de Cuidados Prolongados (UCP). A solenidade de inauguração da UCP ocorre nesta quinta-feira (30), a partir das 16h, na casa de saúde. O início das atividades como referência será em 3 de abril.
Desde 2018, a direção do Hospital, junto à Secretaria Municipal de Saúde e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, se mobilizam em busca dessa habilitação. Em vista disso, muitas adequações foram realizadas no segundo piso do prédio, com modificações dos quartos e sanitários amplos e adaptados para receber os pacientes que serão referenciados para a Instituição.
Este serviço, disponibilizado pelo SUS – Sistema Único de Saúde, irá atender pacientes que necessitam permanecer por períodos maiores em um hospital, sendo que o perfil epidemiológico serão os que forem acometidos de: Enfermidades cardiovasculares, neurológicas, pneumológicas, osteomusculares e do tecido cognitivo, oncológicas e eventuais causas externas (como acidentados, intoxicação).
Os atendimentos serão conduzidos por uma equipe multiprofissional, contando com médico, Assistente Social, Psicóloga, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Farmacêutica, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e uma Equipe de Enfermagem 24 horas por dia.
Juntamente às acomodações, foi necessário dispor de uma ampla sala para atendimento especial com equipamentos para fisioterapia e recuperação dos pacientes. Cerca de R$ 720 mil foram investidos para melhorar a estrutura da casa de saúde, com recursos da própria instituição através de um realinhamento administrativo e ajuda comunitária.
Serão 15 leitos habilitados para ser referência para a Região de Saúde 28, abrangendo os municípios que nela estão integrados (Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz).
Prestes a completar 90 anos, o Hospital Beneficente Sinimbu conta com uma longa história de dedicação, persistência e luta. Conforme a diretora administrativa do hospital, Rosani Maria Kanitz, a conquista da referência foi fundamental para o funcionamento da casa e o desenvolvimento do município também em outros setores. "Este é mais um presente que vem coroar os desafios, a superação de inúmeros obstáculos financeiros, sempre buscando preservar a essência da instituição e com olhos para um futuro promissor, como a comunidade sinimbuense merece. Essa referência vai trazer mais pessoas para Sinimbu, movimentando também a economia local de diversas formas", pontua Kanitz.
"Esta habilitação está sendo muito festejada pela Diretoria do Hospital, tendo em vista que foram realizados vários eventos, como rifas, almoço, café colonial, pastelada, brechó, pedágio e a constante busca por Emendas Parlamentares para fazer frente aos recursos que foram dispendidos nesta obra. Assim, todo o custo da obra, foi realizado em sua quase totalidade com recursos próprios", explicou Rosani.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado