Negócio de Venâncio Aires acredita que só é possível se desenvolver qualificando a região que fornece mão de obra e matéria prima
Missão, visão e valores. Mais do que frases bonitas expostas em um cartaz ou conjunto de palavras colocado no site institucional, as ferramentas de gestão guiam o processo de administração da Haas Madeiras. Conectada com a comunidade em que está inserida, a empresa de Venâncio Aires acredita que só é possível se desenvolver qualificando a região que fornece mão de obra e matéria prima.
O diretor Junior Haas lembrou que o respeito pelo ser humano vem desde a fundação. O empreendimento atua no setor madeireiro há 50 anos, primando pela qualidade dos produtos e serviços aliados aos cuidados com o meio ambiente e as pessoas. Com origem familiar, foi se consolidando ao longo das últimas cinco décadas como uma das maiores e mais respeitadas produtoras de paletes do Brasil.
“A gente não coloca o dinheiro acima das pessoas. Quando a gente fez nosso resgate histórico, ficou muito claro, para mim, enquanto liderança o quão importante foi cada uma das pessoas que ajudou. Eu, pessoalmente, admiro tudo que foi feito. Estamos completando 50 anos. Se estou aqui, muitas pessoas fizeram esse trabalho. Nas andanças pelo mundo, ficou muito claro que não existe empresa de ponta em regiões não desenvolvidas. Para a empresa ser de ponta, as pessoas tem que ser de ponta”, destacou Junior Haas.
Um dos exemplos que pode ser colocado é o incentivo aos estudos. No ano passado, foi mapeada a escolaridade dos funcionários e os gestores viram uma oportunidade de ajudar. Cerca de 30 pessoas voltaram para sala de aula a partir do encorajamento promovido. “Com o nosso desejo de melhoria, de avanço, a gente tenta influenciar a comunidade, com estruturas adequadas, como pontes, internet, escola e capacitação. A gente entende que nosso crescimento também depende do desenvolvimento da comunidade”, falou.
A visão social, aliada às boas práticas de gestão adotadas, tem dado resultado. A Haas Madeiras conta uma área industrial própria de 35 mil metros quadrados e possui uma capacidade instalada para a produção de 120 mil paletes por mês, operando em dois turnos de trabalho. O espaço é centralizado na serraria e montagem, com destaque para linha de estruturação de paletes automatizada, que garante o padrão de qualidade dos produtos e ergonomia para os funcionários.
A novidade para 2023 é o início da operação da fábrica própria de pellet – biocombustível sólido que aparentemente lembra algumas rações de animais e considerado importante recurso energético. A unidade fabril, de 50 mil metros quadrados de área, está finalizada e é uma das mais modernas no Brasil. A nova estrutura tem capacidade para produzir 2,5 mil toneladas por mês. Recentemente, a empresa deu entrada na fase de testes do produto, já trabalhando com a serragem de eucalipto.
Fomento Florestal
Em 2022, teve início o Fomento Florestal Haas após um período de estudos e pesquisas. A partir da ampla divulgação do plano, houve procura por áreas de corte e plantio de eucalipto. O negócio fornece mudas e suporte técnico aos agricultores, o que assegura que a floresta será produtiva e de elevada qualidade. A atividade é compatível com áreas pedregosas e acidentadas e, desta forma, não compete com principal fonte de renda do produtor.
A Haas adquiriu 350 hectares de florestas plantadas e realizou a cultivação de mais de 150 hectares, além de ter distribuído 65 mil mudas para os parceiros. Em 2022, 90 proprietários rurais contataram a empresa para vender áreas de eucalipto e informar sobre florestas com ciclo em desenvolvimento ou disponíveis para realização de parcerias. O Fomento Florestal é um processo gradativo e, segundo os setores, deve se fortalecer e ampliar a cada ano.