Dados mostram redução de quase 25% em comparativo ao mesmo período do ano anterior
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou novo levantamento sobre a criação de empregos formais no mês de janeiro no país. O Brasil criou 83.297 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro deste ano. O saldo é inferior ao de janeiro do ano passado.
Em Venâncio Aires, a situação é a mesma. No mês de janeiro deste ano, houve a criação de 597 vagas formais, o que representa uma redução de quase 25% em comparação ao mesmo mês de 2022. O setor de indústria foi o que puxou o resultado positivo, apesar de um reflexo mais lento de modo geral.
A indústria teve 1.024 contratações em janeiro e 394 demissões. Este é o único setor que apresenta um número maior de contratações em comparação aos desligamentos – confira abaixo os dados por segmento.
Uma possível causa para estes números é o atraso na finalização da colheita, causada pela estiagem que afetou boa parte do Rio Grande do Sul, e a consequente demora para a contratação por parte das indústrias fumageiras. A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz e Região (Stifa), por exemplo, projetam que o volume de contratações de trabalhadores sazonais para o processamento do tabaco será maior a partir do próximo mês.
A expectativa é que com as novas admissões de trabalhadores temporários possa haver um crescimento de até 8% no saldo de novos empregos.
Janeiro – 2023:
- Agropecuário: sem Contratações; 2 Demissões;
- Indústria: 1.024 Contratações; 394 Demissões;
- Construção: 42 Contratações; 57 Demissões;
- Comércio: 197 Contratações; 210 Demissões;
- Serviço: 128 Contratações; 131 Demissões;
- Total: 1.391 Admissões; 794 Demissões; Saldo de 597 empregos formais.
Janeiro – 2022:
- Agropecuário: sem Contratações; 2 Demissões;
- Indústria: 1.158 Contratações; 386 Demissões;
- Construção: 42 Contratações; 29 Demissões;
- Comércio: 120 Contratações; 128 Demissões;
- Serviço: 152 Contratações; 133 Demissões;
- Total: 1.472 Admissões; 678 Demissões; Saldo de 794 empregos formais.
Notícias relacionadas

Santa Cruz planeja novo estudo para criação de porto seco regional
Plataforma logística permitiria que operações como pesagem e desembaraço aduaneiro fossem realizadas no próprio município

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação busca aproximar poder público do setor empresarial
Em entrevista à Arauto News, secretário Leonal Garibaldi fez um balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Pantano Grande investe em usina fotovoltaica e prevê economia mensal de R$ 100 mil
Objetivo é gerar economia na conta de luz dos prédios públicos e reinvestir os recursos em outras áreas

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros
Despesas essenciais são a prioridade para 26% dos entrevistados em 2025