Economia

Trabalhadores da Germani Alimentos aprovam percentual de negociação coletiva

Publicado em: 06 de março de 2023 às 16:32 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 15:54
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Nascimento MKT/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Assembleia realizada na empresa aprovou a proposta de 100% de repasse da inflação, mais ganho real

    Após negociação entre o Sindicato e a empresa, os trabalhadores da Germani Alimentos, de Santa Cruz do Sul, aceitaram a proposta e finalizaram a negociação coletiva para o ano de 2023 com reajuste final de 7,85%. O percentual contempla a totalidade da correção da inflação do período, acrescido de ganho real, de 37% sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que representa 2,17% na composição do reajuste. A assembleia de trabalhadores aprovou a proposta e a reposição dos rendimentos será retroativa ao mês de fevereiro – data-base desta categoria.

    Conforme o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (STIFA), Gualter Baptista Júnior, a conquista da categoria merece ser celebrada, pois representa, além da reposição das perdas com a inflação, um aumento real nos rendimentos dos trabalhadores da empresa, fato não comum no mercado de trabalho, atualmente. “Este reajuste é fruto de uma negociação madura, associada a uma rodada de reuniões de alta performance. Por um lado, a representação dos trabalhadores que entende a necessidade de avançar, no que se refere aos benefícios e rendimentos, e de outro, a empresa, que também reconhece a importância desta valorização do seu quadro funcional”, descreve Baptista Júnior.

    A composição do reajuste foi realizada na seguinte forma: 5,71% é o total da inflação acumulada no último período; a este percentual foi adicionado 2,14% de ganho real – totalizando 7,85% de reajuste, válido já a partir do mês de fevereiro, data-base dos funcionários da Germani Alimentos.

    Para o Dirigente do STIFA, a realização de encontros e rodadas de negociações eficientes – com todos os trabalhadores representados em Entidade – nas categorias Tabaco e Alimentação, faz parte do modelo de gestão do Sindicato, conectado à atualidade. “Nos últimos anos o mundo mudou, tudo se transformou e as relações entre empregado e empregador, também. É necessário que se tenha uma visão moderna do sindicalismo, para que possamos avançar e continuar representando os trabalhadores, conquistando benefícios e concluindo assembleias como esta, da Germani Alimentos”, complementa o Presidente do STIFA.