Geral

Bombeiros apresentam novos soldados e equipamentos

Publicado em: 12 de maio de 2017 às 16:57 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:54
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto
  • aaaa.jpg
    compartilhe essa matéria

    Material foi adquirido através do Funrebom e da Assemp

    Em cerimônia na tarde desta sexta-feira (12), na sede do Comando Regional dos Bombeiros de Santa Cruz do Sul, ocorreu a apresentação de 26 alunos que no próximo dia 28 de junho terão solenidade de formatura. Os novos soldados serão apresentados para atuar no Vale do Rio Pardo e Taquari. Também foram entregues novos equipamentos e uniformes para as guarnições e feita a prestação de contas do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

    Conforme o comandante do 6º Comando Regional de Bombeiros, tenente Coronel Cesar Eduardo Bonfanti, a comunidade de Santa Cruz do Sul e dos municípios que a mesma atende, contam com equipamentos em condições excelentes. "Nossa ideia é de fazer prestação de contas do que estamos trabalhando em Santa Cruz e região. É gerada uma taxa em termos de prevenção de incêndio, na análise, nas vistorias. A taxa é recolhida e fica em Santa Cruz, administrada pelos bombeiros e pela Prefeitura", explica.

    Com os recursos, é feito o planejamento para manter e melhorar as condições de trabalho da guarnição e também melhorar o atendimento à comunidade. "Agora todos terão novo fardamento. Estamos ainda em processo de separação da Brigada Militar, mas a nova identidade, com a cor azul, já se aplica ao fardamento", completa.

    PRESTAÇÃO DE CONTAS
    O Funrebom é uma lei municipal de 1997. Todos os locais com bombeiros no Estado possuem sua lei de Funrebom municipal e tudo o que é arrecadado com serviços não emergenciais, como taxas de análise e vistoria de estabelecimentos, geram taxas no Funrebom que fica no município. "Os recursos ficam para manter atividades do quartel e quando tem sobras adquirimos novos equipamentos. O capacete para resgate veicular, por exemplo, custa em torno de R$ 1 mil cada. São equipamentos de tecnologia, mas são caros", observa. 

    Também há parcerias com entidades, como a Assemp e Oktoberfest. O comandante explica que através destas no ano passado foi possível o auxílio na construção do canil e compra de equipamentos para resgate veicular que estão por chegar. Foram em torno de R$ 50 mil em equipamentos. Ele taambém citou o apoio do Sinditabaco, em 2005, com a destinação de vários equipamentos e agora, novamente, ajuda para equipamentos e uma viatura.

    Entre os novos materiais estão mangueiras, esguichos, caiaques para procura de corpos em água, luvas mais resistentes, lanternas, óculos de proteção, capacetes para incêndios florestais, lanças para remoção de escombros, capacetes para altura, entre outros.