Cultura e Entretenimento

Unidos de Santa Cruz vai reviver o ano 2000 homenageando a Oktoberfest e o Enart

Publicado em: 22 de fevereiro de 2023 às 11:30 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:46
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Desfile das escolas será no sábado, na Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz

    Homenagem ao Enart e à Oktoberfest, as festas típicas de Santa Cruz do Sul. Este será o samba-enredo da Unidos de Santa Cruz, sábado (25), no desfile de Carnaval do Santa Folia, na Rua Marechal Floriano. Também passam pela avenida a Acadêmicos do União, Imperadores do Ritmo, Imperatriz do Sol e Império da Zona Norte.

    Os desfiles das escolas de samba estão previstos para iniciar na esquina da Rua Júlio de Castilhos e finalizar próximo ao Monumento do Imigrante. Em 2023 não haverá competição entre elas. De acordo com a organização, a competição seria um peso para as escolas nesta retomada, algo desnecessário para a festa.

    LEIA MAIS: Na Floriano, Imperatriz do Sol vai cantar e exaltar a comunidade do leão

    A presidente da Unidos de Santa Cruz, Fernanda Santos, destaca a reta final de preparação para o desfile e exalta a festa. “Estamos correndo bastante, formando as alas junto com a comunidade e finalizando todas as fantasias. O Carnaval é uma festa popular muito linda, que mistura todas as raças, culturas, etnias, religiões. É um momento de descontração. Nós, que estamos nos bastidores preparando tudo, sabemos que não é fácil e trabalhamos duro para que tudo saia bem”, comentou.

    Fundada em 1991, a Unidos de Santa Cruz já conquistou o Carnaval de Santa Cruz em duas oportunidades (2000 e 2003).

    Desfile na Marechal Floriano

    Em 2023, a grande novidade para o desfile é a realização na principal via da cidade, a Rua Marechal Floriano. A intenção da organização é dar mais visibilidade ao movimento carnavalesco de Santa Cruz. “A mudança foi ótima, muito bom para dar mais visibilidade, até porque também temos direito a essa visibilidade. Acredito que essa oportunidade vai dar outra cara ao Carnaval de Santa Cruz. A sociedade vai nos ver com outros olhos. Apesar de ter a questão de adaptação da via, que é mais estreita para o desfile, a visibilidade do evento será muito importante para todas as escolas”, salienta Fernanda.

    Samba-enredo

    A presidente da agremiação explica que a escolha do samba-enredo é trazer na memória o desfile de 2000, quando a escola se sagrou campeã na avenida. “Vamos recapitular esse grande momento da escola, que foi no ano 2000, falando sobre a Oktoberfest e o Enart, festas típicas de Santa Cruz. Será muito lindo, temos várias parcerias, inclusive com CTGs aqui da cidade que vão colaborar no nosso desfile”, diz.

    Estrutura na avenida

    A escola estará com cerca de 120 pessoas na Marechal Floriano, divididas na avenida em comissão de frente, porta-bandeira, mestre-sala, porta-estandarte, baterias, baiana e alas convidadas, entre elas uma novidade, a ala da diversidade. “Além da ala apoiando a diversidade, teremos ainda a ala da comunidade, baianas, baterias, gaúchos e mulatas”, explicou a presidente.

    Apesar de não haver competição em 2023, Fernanda avalia que a mentalidade da escola não muda por causa disso. “Estamos entrando como se estivéssemos competindo, porque queremos sempre mostrar o nosso melhor na avenida”, finaliza.

    LEIA TAMBÉM: Império da Zona Norte vai levar o amor pela escola à Rua Marechal Floriano