Cultura e Entretenimento

Império da Zona Norte vai levar o amor pela escola à Rua Marechal Floriano

Publicado em: 21 de fevereiro de 2023 às 13:56 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:45
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação / Facebook / Império da Zona Norte
    compartilhe essa matéria

    Presidente da Associação fala sobre os desafios e retomada do carnaval de Santa Cruz

    Exaltação à Escola! Este será o samba enredo da Associação Beneficente e Recreativa Império da Zona Norte, que vai desfilar na Rua Marechal Floriano no próximo sábado (25), no Centro de Santa Cruz do Sul. Também passa pela avenida a Acadêmicos do União, Imperadores do Ritmo, Imperatriz do Sol e Unidos de Santa Cruz 

    Os desfiles das escolas de samba estão previstos para iniciar na esquina da Rua Júlio de Castilhos e finalizar próximo ao Monumento do Imigrante. Em 2023 não haverá competição entre elas. De acordo com a organização, a competição seria um peso para as escolas nesta retomada, algo desnecessário para a festa.

    Conforme a presidente da Império da Zona Norte, Marli de Fátima Câmara, o amor pela escola de samba vai estar na avenida. O enredo foi composto por Bako Lopes. “A nossa escola mostrará cada pedaço dessa declaração de amor na letra”.

    Para fazer o desfile acontecer, a preparação envolve cerca de 30 integrantes, juntamente com a diretoria da escola. “Na avenida, serão mais de 120 componentes que vão mostrar seu samba no pé”, frisou a presidente.

    A estrutura da Império da Zona Norte será distribuída em: Comissão de Frente, Porta Estandarte, Destaques de Alas, Bateria, Baianas, Mestre-Sala e Porta Bandeira, Casal de Passistas, convidados que atuam diretamente na arte e cultura do município, e outros.

    Dificuldades

    O desfile das escolas de samba de Santa Cruz retorna após seis anos. Com isso, também surgem às dificuldades da retomada. “Não é fácil encontrar material de carnaval, e o que tem é caro. Além disso, a verba, como em anos anteriores, chegou atrasada, afetando nosso tempo na confecção de fantasias", lamentou Marli.

    Desfile na Marechal Floriano

    “Sobre a questão do local do desfile, acreditamos que quem terá o veredito final será o público. Para as escolas, isso nos limitou a fazer grandes alegorias, inclusive, este ano não teremos carros alegóricos. Caso haja desfile em 2024, apenas esperamos poder ter ideias de alegorias para o próximo ano e da melhor maneira, além do local, o qual esperamos descobrir com antecedência em 2024”, pontuou Marli.

    Ela finaliza dizendo sobre o potencial carnavalesco da cidade. “Temos potencial de ser o melhor carnaval da região, para não dizer o melhor do interior do Estado. Todos sabem que viemos de tempos difíceis, dois anos de pandemia e seis sem carnaval de rua. Porém, estamos felizes de que o atual governo está fazendo isso para nossa retomada. No momento, todos devemos fazer nosso melhor”.

    Leia também: Na Floriano, Imperatriz do Sol vai cantar e exaltar a comunidade do leão