Escola terá cerca de 200 integrantes durante desfile na avenida
A exemplo do que ocorreu na Oktoberfest, no Enart, na Procissão das Criaturas e na Christkindfest, o desfile do Carnaval de Santa Cruz do Sul este ano também vai passar pela Marechal Floriano. No próximo sábado (25), Acadêmicos do União, Imperadores do Ritmo, Imperatriz do Sol, Império da Zona Norte e Unidos de Santa Cruz vão realizar suas apresentações para o público na principal rua da cidade, prometendo muita alegria e samba no pé.
O desfile está previsto para iniciar na esquina da Rua Júlio de Castilhos e finalizar próximo ao Monumento do Imigrante. Em 2023 não haverá competição entre as escolas. De acordo com a organização, a competição seria um peso para as escolas nesta retomada, algo desnecessário para a festa.
O Portal Arauto vai contar o que cada escola de samba de Santa Cruz está preparando para o grande dia. Para isso, os presidentes vão detalhar como está sendo esse período de organização e também o sentimento de cada agremiação na retomada da maior festa popular do Brasil aqui no município. Nesta primeira reportagem, Cristiano Calisto, presidente da Imperatriz do Sol, explica como a escola está trabalhando para a sua apresentação.
Fundada em 1995, a Sociedade Beneficente Imperatriz do Sol já conquistou o Carnaval de Santa Cruz em sete oportunidades (1998, 2001, 2002, 2004, 2005, 2011 e 2016).
Samba-enredo
Para o desfile de 2023, a escola terá “Imperatriz Canta e Exalta a Comunidade do Leão” como samba-enredo. Envolvido há quase três décadas com a festa popular, Calisto explica a escolha pelo tema. “O leão e a coroa são nossos símbolos. Será uma homenagem para a comunidade. Estamos fazendo uma repaginação, alterando alguns elementos, mas é um samba que toda a comunidade canta. Tenho certeza que vai agitar muito a avenida”, comentou o presidente.
Retomada da festa
Para Cristiano, a realização do desfile na Rua Marechal Floriano servirá para aproximar o público das escolas e dar ainda mais valor ao movimento carnavalesco de Santa Cruz do Sul. “Acho importante trazer de volta essa festa para a rua. É um incentivo para a comunidade que estava tão dispersa do carnaval de modo geral, e incentivar a comunidade para estar cada vez mais próxima da festa. Que a gente possa, nos próximos anos, fazer com que as pessoas estejam dentro dos barracões. Levar o desfile para a Marechal Floriano significa isso, dar mais acesso ao povo na festa e trazer esse incentivo com a visibilidade que a festa merece”, salienta.
Estrutura na avenida
O presidente conta que a escola está com os “preparativos a mil” para a apresentação de sábado. “Agora é a hora das costuras, da finalização de adereços. Teremos de cinco a seis alas no desfile. Contando bateria, comissão de frente, mestre-sala com porta bandeira e passistas, teremos em torno de 180 pessoas na avenida”. Calisto comemora que a festa esteja mais forte na região neste ano após um período de bastante dificuldade na área da cultura durante a pandemia. “Tenho certeza que teremos uma linda festa. O Carnaval está em um momento em que temos que dar as mãos para podermos fazer esse resgate e ligar as pessoas novamente”, finaliza.
Notícias relacionadas

Inicia os preparativos para a escolha da Garota Teuto-Brasileira 2025
Candidatas que concorrem aos títulos serão apresentadas em breve pela comissão organizadora

Santa Cruz poderá sediar encontro nacional de motociclistas nos próximos meses
Prefeitura está articulando evento voltado a proprietários de motocicletas Harley-Davidson

Parque de Eventos de Santa Cruz sedia Festa Campeira da Cabanha Cortês
Programação segue até segunda-feira; saiba mais

Administração de Venâncio Aires prepara a 4ª edição do Concurso Culinário; saiba os detalhes
Iniciativa integra a programação da Festa Nacional do Chimarrão e visa celebrar os aniversários do município e da Afubra