Escola se instalou no município em fevereiro de 1993 e já formou quatro mil alunos
Em janeiro de 1993, iniciava a relação de Walter Luiz Siedschlag com Santa Cruz do Sul. Natural de Joinville, o jovem chegava ao Rio Grande do Sul com o objetivo de alavancar a rede Wizard no Estado.
“São escolhas da vida que você não sabe aonde vão te levar. Aos 14 anos de idade eu comecei a estudar inglês, por incentivo do meu irmão. Por coincidência, a minha família sempre foi muito amiga do pioneiro da Wizard no Rio Grande do Sul, Jesus Severo, que abriu uma das primeiras escolas, em Porto Alegre. Quando ele recebeu a missão de fazer crescer a escola no Rio Grande do Sul, ele lembrou da gente, lembrou de mim que tinha estudado o idioma e estava na juventude, ainda procurando uma carreira. Foi quando ele me ofertou a franquia”, relembra Walter.
Walter conta que chegou em Santa Cruz em janeiro de 1993 e, logo em fevereiro, a Wizard foi aberta no município. Com uma proposta diferente na época, e que ainda é até hoje, o curso de inglês era pensado principalmente na conversação dos alunos. O primeiro endereço da Wizard na cidade foi na Galeria Farah.
“A escola foi muito bem aceita em Santa Cruz, ainda mais para um jovem de fora e sem experiência. Existia uma demanda reprimida por essa proposta, para uma escola que trouxesse um ensino voltado para a conversação, para a comunicação e não fosse apenas um curso gramatical”, salienta Siedschlag.
Logo no primeiro ano de atuação em Santa Cruz, a Wizard alcançou a marca de 100 alunos matriculados. Com um rápido crescimento, Walter lembra que as instalações da escola na Galeria Farah, em um momento, já não comportavam o crescimento da escola. “Chegou um ponto que a Galeria Farah já não comportava o nosso crescimento. A gente tinha salas alugadas em três andares, e acabava ficando uma bagunça com professores e alunos subindo e descendo a todo momento. Surgiu então a necessidade para mudar para uma sede, para um prédio que pudesse concentrar tudo isso. Fizemos uma busca e acabamos adquirindo esse prédio aqui na Thomaz Flores em 1997,quatro anos depois da nossa chegada na cidade”, conta.
O prédio na Thomaz Flores já passou por diversas reformas. “Hoje tem muito mais construção do que era o original da casa, e estamos aqui então, há 30 anos na cidade, e há 26 anos nesse prédio”, destaca o empresário.
Atualmente, a Wizard conta com 25 profissionais envolvidos na engrenagem da escola. Ao longo dos 30 anos em Santa Cruz do Sul, Walter estima que cerca de quatro mil alunos já foram formados pela instituição.
Desafio de empreender
O empresário Walter Siedschlag finalizou dizendo que a atividade empreendedora no Brasil é bastante desafiadora, mas comemora o sucesso e a longevidade atingida em Santa Cruz. “Empreender é desafiador. Eu agradeço muito por ter conseguido navegar bem por todas as etapas e os desafios ao longo dos anos. Já enfrentamos hiperinflação, trocas de governo, planos econômicos e, mais recentemente, a pandemia. Nesse período da pandemia nós tivemos que reaprender a trabalhar e converter uma escola presencial em escola online. E funcionou. Deu certo. Só não continuou conosco o aluno que não chegou a experimentar o curso online. Quem experimentou gostou”.
Modalidades de ensino
Na Wizard, as turmas são separadas por faixa etária e com material didático especialmente desenvolvido para atender as necessidades e interesses de cada público. O aluno também pode optar por duas modalidades de ensino, denominadas Experiências: a Connections, no modelo clássico de sala de aula, com maior socialização e conexão entre os alunos, com o professor conduzindo todos os passos da aula; e o Interactive, com experiência do próprio aluno ditando o ritmo do seu aprendizado, em uma plataforma de ensino que permite maior autonomia, independência e flexibilidade de horários. O professor irá acompanhar e certificar o seu progresso de forma individualizada.
Contatos
A Wizard Idiomas de Santa Cruz do Sul está localizada no Centro da cidade, na Rua Thomaz Flores, 830. O contato pode ser realizado através do telefone (51) 3056 3333 ou pelo e-mail da escola – [email protected]