Região

Santa Cruz alerta para a poda correta

Publicado em: 13 de maio de 2017 às 15:11 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:55
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Intervenções nas árvores devem ser feitas por pessoa habilitada

    Nem bem inicia o período das podas – que vai de maio até o final de agosto – basta caminhar um pouco pelas ruas de Santa Cruz para ver inúmeros casos de manejo inadequado da arborização pública. São intervenções que podem resultar em graves lesões nas árvores e até mesmo levá-las à morte.

    Para evitar danos ao meio ambiente, a Prefeitura alerta para que as pessoas observem o calendário da Poda Programada e para que as intervenções sejam feitas somente por quem está devidamentehabilitado para o serviço. “Há situações em que a poda é feita corretamente por pessoa ou empresa habilitada, mas depois o morador ou dono do estabelecimento próximo acha que não está bom o suficiente e vai lá e complementa o serviço, de forma inadequada”, disse a bióloga da Secretaria Municipal de Meio ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Daiane Geiger.

    A profissional explica que o Programa Poda Programada foi criado objetivando a convivência harmoniosa entre as árvores e os demais elementos do meio urbano, como redes de transmissão de energia elétrica e de telefonia, edificações, placas de sinalização e o trânsito de pedestres e veículos. “É preciso desmistificar a cultura de que as árvores necessitam de podas todos os anos. A poda deve ser realizada somente para adequar as árvores ao local que ocupam”, observa.

    Cada ano um grupo de bairros é contemplado em sistema de rodízio. Este ano a poda será realizada nos bairros Aliança, Ana Nery, Belvedere, Bom Jesus, Bonfim, Castelo Branco, Esmeralda, Faxinal Menino Deus, Higienópolis, Monte Verde, Pedreira, Renascença, Universitário e Várzea, além de outros locais de grande fluxo, como o Túnel Verde e os corredores de ônibus.

    Desde que foi implantada a poda programada, a prefeitura não atende mais casos isolados, exceto quando há risco iminente. Porém, se algum morador não estiver contemplado na programação deste ano, mas deseja realizar a poda, deve estar habilitado ou contratar alguém autorizado para o serviço. Quem quiser se habilitar deve ficar atento porque a secretaria realiza cursos periodicamente.

    Mais informações sobre o Programa Poda Programada estão disponíveis no site www.santacruz.rs.gov.br. O conteúdo traz o formato, o período e a abrangência das podas a serem realizadas nas árvores do passeio públicos, parques e praças do município.