Economia

Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência por causa da estiagem

Publicado em: 17 de fevereiro de 2023 às 12:09 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:40
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Sul/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Prejuízos chegam a R$ 37,5 milhões e cerca de 680 famílias já foram atingidas

    A Administração de Cruzeiro do Sul decretou situação de decretou situação de emergência devido à estiagem. O município vem sofrendo com a falta de água desde dezembro de 2022. O decreto levou em consideração os levantamentos realizados pela Emater, Secretaria da Agricultura e Sindicato de Trabalhadores Rurais.

    Até o momento, 680 famílias já foram atingidas diretamente e os prejuízos somam mais de R$ 35,7 milhões.

    Conforme o documento, a estimativa médica é de perdas superior a 20% no milho grão e cerca de 30% na silagem. Cerca de 315 famílias produtoras de milho já foram afetadas pela estiagem. Ainda segundo a prefeitura municipal, há lavouras que foram semeadas mais tarde e que, agora, apresentam perdas acima de 80%.

    Com as perdas das pastagens e grande parte da silagem de milho, a alimentação do rebanho também foi comprometida. Isso ocasionou custos adicionais aos produtores e quebra na produção de leite. Em torno de 80 familias foram afetadas e mais outras 234 famílias, que estão envolvidas com a bovinocultura de corte.

    Na soja, caso se mantenha a estiagem, a Administração de Cruzeiro do Sul projeta perdas superiores a 80%. O percentual corresponderá a 230 famílias que atuam nesta atividade.

    Já o aipim, cultura tradicional no município, tem perdas estimadas em mais de 33%.