Aprendizado de línguas pode ocorrer em qualquer idade, mas somente as crianças podem adquirir o idioma estrangeiro como língua materna
Muito se fala que aprender inglês na infância é o ideal. Mas por qual motivo? Qual a diferença? Posso iniciar mais tarde e recuperar o tempo perdido? O que precisa ser entendido é que não se trata de recuperar o tempo perdido, pois sempre é possível aprender um novo idioma. Porém, segundo estudos da psicolinguística, somente na infância a criança poderá desenvolver duas ou mais línguas como línguas maternas.
Passada essa fase, a aquisição linguística se dá de forma diferente, não mais como língua materna, mas como “segundo idioma”. Embora se possa atingir a fluência como falante de um segundo idioma, o domínio de uma língua estrangeira como língua materna é sempre superior.
Infelizmente, se a infância for perdida, não há mais como recuperar. Trata-se de processos fisiológicos inerentes ao crescimento. Na infância, os neurônios têm a capacidade de se rearranjar e formar conexões (sinapses), visando adquirir e se conformar ao novo conhecimento. Essa capacidade vai desaparecendo com o tempo. Em linguagem coloquial, é como se o cérebro fosse enrijecendo com o passar dos anos, processo que se consolida na idade adulta.
Por isso, é importante iniciar cedo, até os sete anos de idade – quanto mais cedo melhor. Os pais devem iniciar os estímulos em língua estrangeira ainda quando bebê. Qualquer exposição a músicas, vídeos, animações e conversas em língua estrangeira favorece de forma significativa o aprendizado.
Quando a criança iniciar o estudo formal da língua, os sons e o conhecimento já estarão armazenados na memória, necessitando apenas serem organizados, conscientizados e ampliados.
Sabendo dessa realidade, a Wizard trata com muito respeito e carinho a educação infantil. Por isso desenvolveu, com o apoio de especialistas em educação infantil, um curso específico para cada fase do desenvolvimento cognitivo da criança, iniciando já aos três anos de idade. Para cada ano da criança, a metodologia de ensino contempla um material didático e uma didática particular.
O aprendizado ocorre de forma natural, através de músicas, desenhos, pintura, teatro de fantoches e brincadeiras. A diversão é usada como estratégia de ensino, o que mantém a criança sempre motivada para continuar aprendendo. Além do aprendizado na escola, a criança leva para casa a Wizpen, uma caneta que lê o conteúdo do livro, reproduz os diálogos e toca as músicas. É como levar o professor para casa.
A criança irá “brincar” com a caneta, compartilhar com os pais seu aprendizado e, nesse processo, rever e consolidar o conhecimento adquirido.
Entenda as vantagens
Aprender inglês não é apenas guardar uma extensa quantidade de palavras e expressões. No idioma, devem ser trabalhados os tempos verbais, as conjugações e outros aspectos gramaticais,
além de ser fundamental abordar a cultura dos países onde o idioma está presente.
Todos esses aprendizados exercitam o cérebro, melhorando o foco, a concentração e também prevenindo doenças. Também tornam as crianças mais aptas às multitarefas que aparecem no cotidiano, uma
característica muito valorizada atualmente, principalmente pelo mercado de trabalho.
Estimula a criatividade
As crianças têm uma ótima imaginação e a curiosidade à flor da pele, não é mesmo? Na infância, é muito importante estimular a criatividade, inclusive durante o aprendizado de uma segunda língua, como o inglês.
Coloque as crianças em contato com o idioma de forma divertida e lúdica para que elas associem a aquisição de conhecimento a situações legais. Por isso, é bom optar por um ensino que ofereça brincadeiras e atividades atrativas para os estudantes.
Abre portas para a socialização
Participar de aulas que ensinam um novo idioma também incentiva os pequenos a socializar com outras pessoas. Na infância, as aulas costumam ser mais divertidas, com brincadeiras que podem propor a interação durante o estudo de inglês. Nessas aulas, podem ser trabalhados vocabulários mais simples e canções em inglês, por exemplo.
As crianças são esponjas de conhecimento
A primeira fase da infância, do nascimento até os seis anos, é a época em que o cérebro está mais preparado para receber conhecimento e transportar as informações recebidas para a memória de longo prazo. Por isso, as crianças têm facilidade para preservar o que lhes é ensinado logo cedo.
O cérebro tem a capacidade de decodificar as informações rapidamente, por isso é ótimo começar a ensinar um novo idioma logo na infância. Com esse tipo de aprendizagem, a crianças também ficam mais desenvoltas a outras habilidades, que serão benéficas para a vida toda.
Na infância, também não existem muitos vícios de linguagem e os processos cognitivos relacionados à fala e à escrita da língua nativa ainda não são tão desenvolvidos. Assim, as crianças compreendem e reproduzem facilmente fonemas com os quais muitos adultos têm dificuldade.
Prepara para a vida profissional
Quando o inglês é introduzido no aprendizado desde cedo, há mais chances de garantir a fluência. Isso é um ponto positivo principalmente para o mercado de trabalho. É importante pensar no futuro das crianças, e mesmo que pareça muito antecipado, será para um ganho muito especial. Com o inglês, surgem mais possibilidades de ocupar cargos mais altos e de trabalhar em multinacionais ou no exterior.
Contato com diferentes culturas
Aprender inglês na infância também prepara as crianças para ter contato com uma cultura diferente daquela em que vivem. Assim, desde cedo, elas aprenderão a respeitar as diferenças, seja com relação a outras pessoas ou outros países.
Por isso, é importante inserir as crianças em um ensino que trabalha mais do que apenas a língua, mas que apresenta as culturas locais de países como Canadá, Estados Unidos, Austrália e outros de língua inglesa. Atividades que envolvem culinária, por exemplo, são um ótimo exercício para colocar os pequenos em contato com um prato típico de um local.
No futuro, por ter domínio do inglês, elas poderão trocar experiências com pessoas de diversos lugares do planeta, já que se comunicarão no idioma mais falado do mundo. Além disso, oportunidades diversas, como estudar ou morar fora, serão bem mais reais por causa do conhecimento e da fluência em um segundo idioma adquiridos logo na infância.
Nunca é tarde demais
Não conseguiu iniciar até os sete anos? Inicie aos 10. Não conseguiu aos 10? Inicie aos 15, 20, 25… a máxima permanece verdadeira: quanto mais cedo, melhor. Algumas pessoas irão realizar o sonho de falar um novo idioma somente na terceira idade. Nessa fase ainda é plenamente possível aprender uma língua estrangeira, como um pouco mais de esforço e um tempo extra de estudos.
O diferencial para essa idade, segundo diversos estudos científicos, está na prevenção de doenças relacionadas à perda da memória. Para adquirir o novo idioma o cérebro necessita formar novas conexões e aprender novos caminhos, os quais irão beneficiar a cognição e a preservação da memória.
Em Santa Cruz do Sul
A Wizard completou 30 anos em Santa Cruz do Sul, já tendo formado milhares de alunos. O novo ano letivo está iniciando com muitas novidades, a partir do dia 6 de março, e as matrículas estão abertas. Informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp (51) 3056-3333, ou na sede da escola, na Rua Thomaz Flores, 830, um pouco acima do Hospital Santa Cruz, no Centro.
Na Wizard, todos os professores passam por um processo inicial de treinamento, que os qualificam para aplicar a metodologia de ensino Wizard de forma padronizada e eficiente. Posteriormente, continuam em treinamento e desenvolvimento de forma contínua, visando a atualização com o que existe de melhor no mundo da educação.
No ambiente da escola, é oferecida ao aluno uma estrutura completa, com salas confortáveis e equipadas com TV, acesso à internet e ar condicionado. A escola conta também com lanchonete, ambiente multimídia, videogames, clube de xadrez e outras opções de entretenimento.
Notícias relacionadas
Senac Santa Cruz do Sul promove oficinas culinárias para o Natal
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Santa Cruz do Sul ou comparecer na escola, na Rua Venâncio Aires, 300
Naturvida: referência em saúde e bem-estar com produtos naturais
Em Santa Cruz do Sul, a empresa especializada em mercado saudável completará sete anos no dia 29 de novembro
Programa do Hospital Ana Nery oferece cuidados essenciais à comunidade do Bairro Progresso
Projeto é voltado para crianças, adolescentes, gestantes e puérperas
Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino oferece cuidado gratuito à saúde feminina em Santa Cruz
Exames de pré-câncer são realizados no Consultório Móvel do Hospital Ana Nery