Terceira edição do evento é neste sábado, no Centro de Santa Cruz
Chegou a hora! Neste sábado (11) o Bailinho da Borges retoma o evento após dois anos sem folia em virtude da pandemia de Covid-19. A terceira edição contará com novidades, com muita música e horário ampliado para os foliões curtirem o Santafolia de Santa Cruz do Sul.
A folia neste ano vai ocorrer em espaço ampliado: a festa ocorrerá nas ruas Borges de Medeiros, parte da Marechal Floriano e Marechal Deodoro, e também a Praça da Bandeira. O evento inicia às 17h e se estende até à 1h do dia seguinte.
O evento traz a pegada sustentável com o copo reutilizável que pode ser adquirido no local, mas, quem optar, pode trazer o seu de casa. A compra de bebida não é obrigatória no local, por isso, quem optar, pode trazer seu cooler. A organização pede que se evite garrafas e copos de vidro, para segurança de todos. Será proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
O concurso de fantasias também vai ocorrer, e os interresados podem se inscrever no dia do evento. Os foliões podem concorrer em três categorias: Infantil, Adulto e Melhor Idade.
Leia também: Santafolia 2023 terá ações contra assédio e importunação sexual
Atrações
Se consolidando com uma das grandes celebrações do carnaval de rua do interior do Estado, o Bailinho terá dois palcos: o principal na Borges de Medeiros e outro na Praça da Bandeira. No palco principal, dois nomes de peso da cena do samba do interior do Rio Grande do Sul estão confirmados: Bako Lopes e super banda com 14 músicos, e o DJ Mono, que possui mais de 20 carnavais no currículo e é responsável por animar o Bloco da Velha, com mais de 50 mil pessoas, em Caxias do Sul.
Figura carimbada dos anos anteriores, Eguer, o Chacrinha, já é presença confirmada. Outras atrações da festa são o músico santa-cruzense Edinho Nascimento e grupo de percussão do Clube Uniãozinho.
O cortejo da Borges, no início da noite, será conduzido pelo Areal do Futuro, de Porto Alegre, e, para finalizar, o Império da Lã, comandado por Carlinhos Carneiro e banda, que ficará responsável pelo encerramento das festividades.
Segurança
As ações estão sendo implementadas em conjunto com a Guarda Municipal e de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe – Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.
No perímetro delimitado para receber a festa, ficou acordado que haverá um sistema integrado de atuação entre as forças de segurança, o qual contará com plataformas de observação elevadas, unidade móvel de videomonitoramento, cercamento eletrônico, comando e controle da mobilidade de veículos, prevenção e repressão de eventuais crimes e proteção com foco na segurança dos visitantes e do patrimônio público.
Também serão disponibilizadas duas ambulâncias (UTIs móveis), posicionadas, uma em frente à Unimed e a outra na lateral do Palacinho, juntamente com um ambulatório de atendimento a primeiros socorros, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Estrutura
Para garantir maior comodidade aos presentes, serão disponibilizados três pontos com banheiros químicos, incluindo um modelo acessível. A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, juntamente com a Santa Cruz Ambulâncias terão duas ambulâncias de prontidão durante o evento: uma próxima ao palco 1 na Rua Marechal Deodoro, e a outra na Praça da Bandeira, ao lado do Palacinho. O serviço contará com o apoio da Unidade Móvel Ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde, que ficará na praça, para atender casos menores in loco.
Com apoio da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), serão disponibilizadas 50 lixeiras para coleta seletiva de lixo ao longo da Borges de Medeiros. Também foi firmada uma parceria com a Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat), que estará fazendo o recolhimento de resíduos recicláveis durante o evento.
Uma novidade nesta edição do Bailinho será o Espaço Inclusivo, uma área reservada próxima ao palco com cadeiras para pessoas com deficiência, vagas para cadeirantes, além da disponibilidade de um intérprete de libras.
Copos e Camisetas do Bailinho
Para reforçar a ideia da conscientização sustentável, também estão sendo comercializados os copos ecológicos, no valor de R$ 5. A venda está sendo feita na Loja Festa e Fantasia, na Rua 28 de Setembro, 502, Centro, e também no Brás 1532, que fica localizado na Marechal Floriano, 399, ao lado da Subway. Ambos os locais também estão comercializando a camiseta oficial do evento, disponível em seis cores e modelos, ao custo de R$ 45.
Notícias relacionadas
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro