Geral

Confira 15 dicas para aproveitar o verão no Vale do Rio Pardo

Publicado em: 24 de janeiro de 2023 às 13:47 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 16:53
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Região é rica em atrações para garantir experiências especiais para os visitantes

    O Vale do Rio Pardo é rico em atrações turísticas e culturais para garantir experiências para os moradores da região e os visitantes. O Portal Arauto apresenta nesta terça-feira (24) dicas para os interessados em aproveitarem o que os municípios têm para oferecer na estação mais quente do ano. As informações foram retiradas do Projeto Desbravar.

    Balneário Carlos Larger, a popular Prainha

    No local, os visitantes buscam refúgio e o contato direto com a água e com a natureza. Durante a temporada de verão, o Balneário Carlos Larger sedia eventos importantes, como competições esportivas.

    Cidade: Candelária

    Distância do centro de Santa Cruz: 40 quilômetros

    Telefone para contato: (51) 98787126

    Museu Rural

    O ponto apresenta um acervo identificado com o local e as pessoas da comunidade. O empreendimento começou depois que o casal Marlise e Cláudio Hennig começou a juntar os objetos antigos encontrados na propriedade da família e nos vizinhos.

    Cidade: Candelária

    Distância do centro de Santa Cruz: 52 quilômetros

    Telefone para contato: (51) 9 9830-3426

    Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues

    Traz para a Rota Caminho dos Tropeiros a história de animais que viveram entre 220 a 230 milhões de anos em terras hoje gaúchas. Localizado na região central de Candelária, o ponto realiza visitas guiadas de segunda a sexta-feira e é necessário realizar o agendamento.

    Cidade: Candelária

    Distância do centro de Santa Cruz: 38 quilômetros

    Telefone para contato: (51) 3743-8171

    Aqueduto de Candelária

    A obra foi erguida há mais de 150 anos e chama atenção dos turistas. Está a cerca de dois quilômetros da região central, em Linha Curitiba. Desde 11 de janeiro de 1988, o ponto é reconhecido como patrimônio histórico do município.

    Cidade: Candelária

    Distância do centro de Santa Cruz: 42 quilômetros

    Cascata da Ferradura

    Candelária é a cidade adequada para quem busca aventuras. Além do Morro do Botucaraí, a Cascata da Ferradura tem ganhado destaque. A queda livre de cerca de 50 metros proporciona uma vista impressionante e o local parece contar com uma energia própria.

    Cidade: Candelária

    Distância do centro de Santa Cruz: 68 quilômetros

    Morro do Botucaraí

    ais do que um ponto turístico, é um desafio. Com quase 600 metros de altura e uma subida com 1,2 quilômetro de trilha pela mata nativa, o ponto é o maior morro isolado no Rio Grande do Sul em altitude. Ele está localizado há cerca de 12 quilômetros da região central de Candelária.

    Cidade: Candelária

    Distância do centro de Santa Cruz: 49 quilômetros

    Balneário Monte Alegre

    Considerada por muitos a melhor praia do Rio Jacuí, o Balneário Monte Alegre ganha destaque na Rota Verde Vale de Turismo Rural. O local, que fica há 30 quilômetros do centro da cidade e há 10 quilômetros da ERS-244, mistura contato com a natureza, descanso e diversão.

    Cidade: Vale Verde

    Distância do centro de Santa Cruz: 62 quilômetros

    Buraco Fundo

    Uma erosão chama atenção pela profundidade e tamanho em Vale Verde. O Buraco Fundo dá nome à localidade e se encontra há 20 quilômetros da região central, nos fundos da escola Adélia Figueiredo de Menezes.

    Cidade: Vale Verde

    Distância do centro de Santa Cruz: 48 quilômetros

    Morada dos Búfalos

    Tem se destacado em Vale Verde por conta do contato direto com os gigantes animais. A 21 quilômetros da região central do município, os visitantes podem desfrutar de experiências únicas e ainda andar em uma das 18 fêmeas ou no macho que existem na propriedade.

    Cidade: Vale Verde

    Distância do centro de Santa Cruz: 61 quilômetros

    Telefone para contato: (51) 9 9989-9980

    Figueira Gigante

    Tem cerca 30 metros de altura e as raízes, que se espalham pela propriedade, chegam a ultrapassar essa medida. O tronco mede 14 metros de diâmetro e, para abraçar, são necessárias mais de dez pessoas.

    Cidade: Vale Verde

    Distância do centro de Santa Cruz: 62 quilômetros

    Telefone para contato: (51) 9 9662-6121

    Alambique Seibert

    A propriedade preserva a tradição familiar há mais de 100 anos e ganha destaque na Rota Verde Vale de Turismo Rural. A cerca de 1,5 quilômetro da região central, o Alambique Seibert trabalha com a produção de cachaça e outras bebidas destiladas.

    Cidade: Vale Verde

    Distância do centro de Santa Cruz: 34 quilômetros

    Telefone para contato: (51) 9 9826-4596

    Mirante Lauro Erdmann

    A vista é quase mágica. Na Vila Deodoro, no interior de Venâncio Aires, a cerca de um quilômetro da Figueira Centenária, está disponível a estrutura conta com cerca de 30 metros quadrados e possibilita que os turistas vejam as belezas da região serrana da Capital Nacional do Chimarrão.

    Cidade: Venâncio Aires

    Distância do centro de Santa Cruz: 52 quilômetros

    Figueira Centenária

    Recebe visitantes que apreciam o chimarrão e momentos de confraternização em cerca de 500 metros quadrados de área total. Desde que o local começou a despertar o interesse da comunidade, os donos da propriedade trabalham para melhorar o atendimento e na busca pela implementação de novas atrações. Ao lado da figueira, está disponível uma trilha que dá acesso para quedas de água.

    Cidade: Venâncio Aires

    Distância do centro de Santa Cruz: 54 quilômetros

    Cerro do Baú

    Com área para descanso, trilhas para prática do ciclismo e caminhada e material arqueológico encontrado na região, atrai diferentes tipos de visitantes. Em Vila Arlindo, no interior de Venâncio Aires, o ponto é conhecido por oferecer uma visão panorâmica da cidade e região em um mirante natural.

    Cidade: Venâncio Aires

    Distância do centro de Santa Cruz: 22 quilômetros

    Chácara do Mel

    Oferece, em Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, o contato direto com mais de 400 mil abelhas. Em cerca de quatro hectares, Lauro e Ilonia Rüdiger administram a propriedade que abriga 160 enxames de 12 diferentes espécies dos animais sem ferrão.

    Cidade: Venâncio Aires

    Distância do centro de Santa Cruz: 62 quilômetros

    Telefone para contato: (51) 9 9827-1412

    Escola do Chimarrão

    A cerca de 7,5 quilômetros do centro de Venâncio Aires, é possível aprender 37 tipos e conhecer mais sobre a cultura do estado. O ambiente rústico é acolhedor convidativo para histórias. Entre uma cuia e outra, a secretária executiva Rejane Rüdiger Pastore compartilha, com os turistas, as experiências que a equipe adquiriu.

    Cidade: Venâncio Aires

    Distância do centro de Santa Cruz: 39 quilômetros

    Telefone para contato: (51) 9 9708-9574