Consolidada no Vale do Rio Pardo, a loja fica localizada na Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz
Localizada no coração de Santa Cruz do Sul, a Loja Casarão Verde já é referencia em moda há mais de 30 anos no Vale do Rio Pardo. Mas até chegar neste patamar, desde o início, a empresa familiar carrega a simplicidade, o carinho e o amor em tudo que pensa para os seus clientes.
A história de sucesso da Casarão Verde tem início em Sobradinho, quando a loja abriu suas portas. Quem conta mais sobre essa história é a gestora da empresa, Janaína Mainarde Piris. “Eu vi a Casarão Verde nascer. Essa história tem mais de 30 anos e eu era bem pequena quando meus pais abriram a primeira loja em Sobradinho. Inclusive, ela existe até hoje, mas não faz parte do nosso grupo de gestão. O nome da loja surgiu pois a casa era da cor verde. Lembro que na época, aos meus 9 anos de idade, meus pais compravam as roupas em Santa Catarina e São Paulo, e essas compras eram feitas com um carro modelo Parati”.
Anos mais tarde, visando atender um número maior de clientes, a loja expande suas instalações para Candelária, onde a empresa alça voos ainda maiores. “A gente apostou depois na cidade de Teutônia, mas com a chegada da pandemia tivemos que encerrar as atividades lá”, lembra.
Janaína conta que quando ainda estudava, conciliava trabalho e escola para ajudar seus pais. “Eu fui aos poucos participando da loja, e muitas vezes, saia na hora do recreio, nos 20 minutos, para ajudar no caixa da loja. Eu tinha essa autorização e sempre fui inquieta. A cada processo que eu via na loja, eu pensava sempre no que podia ser melhorado. Essa organização nasceu em mim muito cedo, pois meus pais são gestores natos”.
A história com Santa Cruz inicia na Rua Marechal Floriano, onde atualmente ocorre a gestão de toda empresa e também fica localizado o centro de distribuição das duas lojas. “Estamos há 20 anos no mesmo ponto, e sempre pensando em inovação e no diferente para nosso cliente”, afirma.
Janaína, que é mãe de dois filhos, casada e gestora, sublinha que todo aprendizado veio de família, e que a construção de sua família foi um ganho gigantesco tanto na vida profissional como pessoal. “Tudo que a gente aprende hoje é para hoje! Para amanhã, tenho que aprender de novo, pois o cliente mostra isso para nós. Por isso, precisamos estar antenados”. Atualmente, a Casarão Verde conta com 30 colaboradores que fazem a história da loja.
Na vida pessoal, muito emocionada, a mãe Janaína conta sobre seu filho Gabriel, que vai completar 5 anos. “Aos oito meses de idade percebemos que ele tinha algo diferente. Foi quando buscamos um diagnóstico para saber o que era. Ele tem Paraparesia Espástica SPG, uma doença rara, e quando foi descoberta ele era o único da América Latina, após isso, ficamos sabendo de outros casos”.
Ela conta que divulga muito o dia a dia dela com seu filho nas redes sociais e isso chamou a atenção de outras famílias pelo mundo, que também possuem um filho especial. “Isso me fez novamente crescer como profissional e no pessoal, pois, às vezes, ficamos reclamando que algo não deu certo, mas tu olhas para teu filho e se questiona sobre o que realmente importa”.
O filho mais velho, de 22 anos, tem o sonho parecido com o da mãe. “O João Mainarde é gestor de uma marca de roupas. É o sonho dele, foi quando surgiu a loja on-line dele, mas eu sempre deixei claro que ele podia fazer o que gostava”, conta a mãe.
Ela encerra falando ser uma mulher muito família e amor. “Coloco uma pitada de amor em tudo de faço”.