Cultura e Entretenimento

Venâncio-airense lança exposição fotográfica em Portugal

Publicado em: 09 de janeiro de 2023 às 14:22 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 16:29
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Acervo Pessoal
    compartilhe essa matéria

    Douglas Kist retratou dez Drags Queens e um Drag King, moradores da cidade do Porto

    No dia 7 de janeiro, o venâncio-airense Douglas Rodrigues Kist, de 25 anos, viu sua exposição, batizada de "The Drags of Porto", ser, oficialmente, lançada. 

    As imagens estão expostas na Casa das Artes, na cidade do Porto, em Portugal, onde ele reside há cinco anos. 

    As fotografias foram tiradas por Kist para a conclusão do curso profissional de fotografia, que ele realizou no Instituto Português de Fotografia do Porto. "Para a conclusão, desenvolvi um projeto fotográfico intitulado The Drags of Porto, com o objetivo principal de expor a arte Queer para o maior número possível de pessoas e possibilitar que os interessados possam conhecer artistas de toda a cidade do Porto", explica.

    Além disso, o fotógrafo ressalta que as imagens visam mostrar a pluralidade das Drag Queens e Drag Kings. "As cores, maquiagens, figurinos e pinturas corporais refletem a criação e a personalidade das Drags, que mostram características universais do mundo Queer aliadas ao individualismo e características regionais em cada nova fotografia", reflete. 

    Para o projeto, Kist fotografou dez Drags Queens e um Drag King, todos residentes na cidade do Porto e com etnias e gênero distintos. "Estas Drags algumas já eram meus amigos, outras eu conhecia de frequentar os bares onde elas trabalham. Sempre que eu falava sobre meus objetivos com o trabalho todas ficavam muito alegres e aceitavam participar."

    Além da exposição, o venâncio-airense também publicou as imagens em seu Instagram. O intuito é divulgar e fazer com que mais pessoas tenham acesso ao material. 

    "Com este projeto tive a honra de conhecer melhor esse mundo das Drags, fazer novos amigos, enaltecer e mostrar a beleza de minhas modelos. Além disso, pelo sucesso do projeto e boa nota que obtive ao defender, consegui a oportunidade de realizar uma exposição, a minha primeira exposição fotográfica", celebra. 

    Conforme Kist, a fotografia passou a fazer parte da sua vida com mais frequência a partir dos 15 anos. Para ele, o ato é uma forma de eternizar momentos que não poderão ser vividos novamente. 

    A exposição "The Drags of Porto", fica disponível até 14 de fevereiro.