Entidade mais antiga da Terra da Oktoberfest completou 105 anos no início de 2023
Em 2 de janeiro, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, entidade mais antiga da Terra da Oktoberfest, completou 105 anos de atuação no município. Atualmente, a ACI tem 340 empresas associadas, sem contar as filiais.
O atual presidente da entidade, Cesar Antônio Cechinato, é conhecido pelo seu trabalho incansável em prol do setor empresarial em Santa Cruz e região. Em 1994, começou como tesoureiro na entidade e, desde lá, participou da gestão de seis outros presidentes. Em 2021, assumiu como presidente para participação direta na sétima gestão na Associação.
Para o presidente, é uma responsabilidade e um dever da entidade proporcionar benefícios e lutar pela categoria. “Sempre procuramos ampliar esse quadro de empresas associadas. E para ampliarmos, é necessário que a gente ofereça serviços, convênios diferenciados e também fazermos uma defesa competente do empreendedorismo. A busca da ACI é sempre de promover e apoiar a atividade empreendedora na nossa região”, salienta.
Cechinato destaca os benefícios já oferecidos pela ACI e projeta novidades aos associados em 2023. “Vamos continuar aumentando o leque de benefícios para as nossas empresas associada e também para os funcionários colaboradores. Já tínhamos um convênio com a faculdade Dom Alberto, que oferece descontos para os funcionários das empresas associadas, e agora firmamos um convênio com a Unisc da mesma forma. Também temos um convênio muito abrangente com a Unimed para os planos de saúde, e ainda temos novidades a oferecer na área de seguros, com uma condição diferenciada para nossos associados, além de outras ações que serão divulgadas pela ACI em breve”, comenta.
Balanço de 2022
O presidente fez uma avaliação de 2022 como um ano bastante desafiador para o empreendedorismo. “Tivemos um ano muito difícil, de altíssima volatilidade econômica e política, e temos que ter uma diretoria muito afinada para que nesses momentos a gente possa manter a entidade focada na sua representatividade, pois ela é a voz dos empreendedores, seja ele grande, médio ou pequeno empreendedor”, destaca.
Ele também destacou uma conquista importante para os empreendedores, fruto de luta das entidades empresariais do estado. “Em 2022, uma grande conquista da ACI foi com a nossa participação junto aos deputados estaduais sobre a liberação de mais de 700 CNAES (classificação de atividades econômicas) do PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio). Então aquelas atividades de baixo risco não necessitam mais fazer o PPCI. Esse foi um projeto de lei que as entidades empresariais costuraram, juntamente com o Corpo de Bombeiros do Estado, para que as empresas que apresentam baixo risco de operação não precisassem fazer todo aquele projeto e a burocracia envolvida. Esse foi um ganho de desburocratização da atividade empreendedora no Rio Grande do Sul que eu destaco do ano que passou”, avalia.
Eventos de sucesso
Em Santa Cruz, a ACI realiza o Café Empresarial e o Tá na Hora, dois eventos que ganharam relevância por conseguir trazer cases de sucesso e assuntos pertinentes para os empresários locais. “Temos uma diretoria formada por 30 colegas empreendedores, homens e mulheres, e todos abertos a propostas para novos eventos, encontros. Hoje temos dois eventos altamente consagrados no estado. Demos uma nova caracterização de trazer cases inspiradores de empreendedores santa-cruzenses, contando sua história, seja fazendo sucesso aqui ou em qualquer lugar do planeta. Os eventos são destaque pela qualidade dos palestrantes e também pelas pautas relevantes, assuntos do momento, que são debatidas e geram grande interesse da comunidade empresarial”, comenta Cechinato.
Projeção para 2023
Pelas mudanças no governo federal e a reeleição do governador Eduardo Leite, o ano de 2023, segundo Cechinato, promete ser muito intenso. As propostas do governo Lula e o compromisso de Leite com demandas apresentadas pelas entidades empresariais geram grande expectativa no setor empresarial. “O presidente Lula bateu diversas vezes na tecla sobre a reindustrialização do país, e isso é um assunto que nos interessa muito, inclusive já vinha sendo tema de debates ao longo de 2022. Hoje, das 20 maiores empresas da cidade, 16 são indústrias. Então ela tem um papel fundamental na história e também no momento atual de Santa Cruz do Sul. Em relação do governo do estado, juntamos uma lista de reivindicações com entidades empresariais de vários municípios da região e entregamos a todos os candidatos que disputaram o cargo de governador das eleições de 2022. Ficamos felizes em ver que o governador Eduardo Leite assumiu um compromisso de cumprir com todas as demandas que nós apresentamos a ele”, conclui.