Cultura e Entretenimento

Confira opções de lazer para curtir o verão na região

Publicado em: 27 de dezembro de 2022 às 19:18 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:49
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução / Maps
    compartilhe essa matéria

    Rios e cachoeiras, de fácil acesso, têm grande procura nesta época do ano

    Nesta época do ano com a chegada do verão, as pessoas começam a procurar por locais para descansar, curtir a sombra e aproveitar o calorão em rios, cachoeiras, balneários e parques da região. Por isso, o Portal Arauto elaborou um guia com opções que podem ser encontradas no Vale do Rio Pardo.

    Para quem gosta de estar em meio à natureza e ouvir o som da cachoeira, um ponto de grande procura é a Cascata Salto do Rio Pardinho, que fica a 52 quilômetros do Centro da cidade de Santa Cruz, o que dá quase 1h20min de carro, passando pela RSC-471, centro de Sinimbu e depois pegando uma estrada de chão até a Reserva Particular do Patrimônio Natural mantida pela Unisc. Uma dica é utilizar um aplicativo de mapa, que pode te ajudar em momentos de dúvidas. O local não oferece serviço de alimentação nem opção de camping.

    Outra cascata conhecida é a Cantinho Colonial, em Linha Dona Josefa, no interior de Vera Cruz. Lá você vai se deparar com um lugar tranquilo e de fácil acesso. Para isso, quem for sair de Santa Cruz deve pegar a RSC-287 e ingressar na estrada de acesso a Linha Andréas. O tempo de viagem é de aproximadamente 20 minutos em um trecho de 12 quilômetros. A área de lazer se destaca pelas belezas naturais e é banhada pelo Arroio Andréas, que possui em seu leito uma linda cascata com piscinas naturais. A área de camping é equipada com churrasqueiras, campo de futebol, cabana para festas e eventos, lancheria e restaurante. Refeições e café colonial são preparados mediante reserva. 

    Já quem prefere um pouco mais de adrenalina, o Cerro do Botucaraí, em Candelária, conta com 569,63 metros de altura em relação ao nível do mar, é um dos mais altos morros isolados do Estado.  No local, o público pode escalar até o topo do morro. Mas para isso, você precisa estar com as energias carregadas e ter atenção na escalada em virtude de alguns pontos possuírem um grau de dificuldade maior. Recomenda-se levar água para se hidratar ao longo do percurso. Chegando ao topo, a vista é recompensadora, podendo avistar um pouco da cidade de Santa Cruz, Candelária e região em direção à Santa Maria, além de produzir belas fotos.  O local também é conhecido como Monte Santo ou Santo Cerro, e é ponto de encontro de peregrinos. O percurso do Centro de Santa Cruz até o morro é de 49 quilômetros, cerca de 48 minutos pela RSC-287. Também há o custo da tarifa de pedágio, de R$ 4,10.

    Ainda por Candelária, o Balneário Carlos Larger também é muito procurado nesta época do ano.  Localizado à margem direita do Rio Pardo, o espaço conta com uma ampla área de camping, servida por regular infra-estrutura como banheiros públicos, churrasqueiras, restaurantes e outros.  Para chegar ao local, saindo de Santa Cruz, você passa pela RSC-287 e segue até o trevo de acesso a cidade de Candelária e segue pela Avenida Júlio de Castilhos e ingressa na Avenida Pereira Rêgo até a Rua da Praia e logo à direita ingressa na Rua do Balneário. Nesse trajeto também se tem o custo de R$ 4,10 com pedágio. O trajeto é de 44 quilômetros em 42 minutos. Recomenda-se usar um aplicativo de mapa.

    Também  não podemos deixar de citar a tradicional Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo, a 35 quilômetros do Centro de Santa Cruz, percorrendo a BR-471 e ingressando na Avenida Perimetral, após passar pelo trevo de acesso a cidade. No trajeto não há pedágio, mas merece atenção em virtude de dois pardais na rodovia. O local é ponto de encontro dos rios Pardo e Jacuí. O visitante encontra no local excelente infra-estrutura, bares e barcos para passeio, além de uma guarita de salva-vidas.

    Finalizando, outro ponto muito procurado no verão é o Balneário Monte Alegre, em Vale Verde. Localizado a 63 quilômetros do Centro de Santa Cruz, passando pela RSC-287, RS-405 e RS-244, o trajeto leva cerca de 1h até as margens do Rio Jacuí. O local se mistura com a natureza e é ótimo para descanso e diversão. Além de contar com área para camping, sanitário e espaços de alimentação.