Apesar de estar no grupo prioritário, a paciente não havia feito a vacina
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta manhã (22), o primeiro caso de óbito por Gripe A neste ano no município. Uma senhora de 92 anos com problemas cardíacos não resistiu e faleceu no último sábado (20). Apesar de estar no grupo prioritário, a paciente não havia feito a vacina conforme orientação do Ministério da Saúde.
Este foi o segundo caso confirmado de H3N2 na Capital do Chimarrão. No início do mês outra senhora foi diagnosticada com este subtipo da doença. Ela foi hospitalizada, passou por tratamento e foi liberada.
De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento a campanha de vacinação atingiu 66,25% do público alvo, sendo que da faixa etária até os cinco anos 49,65% da meta foi atingida. Na área da saúde foram 71,60%, já das gestantes apenas 51,63% foram vacinadas e os idosos o índice chegou a 68,48%.
No último dia 13 uma campanha de vacinação teve um dia especial nos Postos de Saúde em todo o município, porém o tempo instável desmobilizou o público alvo e a meta não foi atingida. A vacina segue disponível em todas as unidades de saúde nos horários normais de atendimento e conforme o Secretário Ramon Schwengber o próximo sábado dia 27 uma nova ação será realizada para conseguir atingir o maior número de pessoas vacinadas. A ideia da Secretaria é de que algumas unidades funcionem em horário especial para atender a demanda. A confirmação dos locais e horários devem ocorrer dentro dos próximos dias.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado